DSpace Repository

Análise da influência da comunicação no funcionamento e desenvolvimento de uma organização de ensino: o caso da área administrativa da Universidade Pedagógica

Show simple item record

dc.contributor.advisor Bazo, Manuel
dc.contributor.author Isidoro, Sandra de Fátima Dias
dc.date.accessioned 2021-09-10T09:39:23Z
dc.date.available 2021-09-10T09:39:23Z
dc.date.issued 2018-06-05
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle/258/434
dc.description Dissertação Mestrado em Administração e Gestão da Educação en_US
dc.description.abstract In an increasingly competitive market, organizations need to strengthen their relations with their employees, in order to be guided by a more participative management, in order to respond to the demands of a market of uncertainties and constantly changing. Organizational communication is seen as one of the indispensable factors for the success of management processes in organizations, providing greater motivation, collaboration and employee identity with the organization's objectives. This study aims to analyze the role of communication in the functioning and development of a teaching organization, using the Pedagogical University as a case study. The research methodology used was predominantly quantitative in nature with qualitative support, using a questionnaire as the main data collection instrument. This research also used the interview and observation to complete the information in the questionnaires. Officials from the administrative staff and officials in management and leadership positions were surveyed. As a main result of this study, it can be seen that communication plays, in fact, a predominant role in the pursuit of organizational objectives, and that the way managers deal with their employees influences their performance in the tasks to be performed. Several factors were identified that contribute to motivation, the main ones being the open dialogue, the work environment, the incentives and the involvement of all stakeholders in the decision-making process en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.subject Universidade Pedagógica en_US
dc.subject Comunicação organizacional en_US
dc.subject Gestão nas organizações en_US
dc.subject Organização de ensino en_US
dc.title Análise da influência da comunicação no funcionamento e desenvolvimento de uma organização de ensino: o caso da área administrativa da Universidade Pedagógica en_US
dc.type thesis en_US
dc.embargo.terms openAcess en_US
dc.description.resumo Num mercado cada vez mais competitivo, as organizações precisam de reforçar as suas relações com os seus colaboradores, por forma a pautar por uma gestão mais participativa, com vista a responder as exigências de um mercado de incertezas e em constantes mudanças. A comunicação organizacional é tida como um dos factores indispensáveis para o sucesso dos processos de gestão nas organizações, proporcionando maior motivação, colaboração e identidade dos colaboradores com os objectivos da organização. O presente estudo tem como objectivo analisar o papel da comunicação no funcionamento e desenvolvimento de uma organização de ensino, recorrendo à Universidade Pedagógica como caso de estudo. A metodologia de pesquisa utilizada foi de natureza predominantemente quantitativa com suporte qualitativo, utilizando-se um questionário como instrumento principal de recolha de dados. Esta pesquisa também recorreu a entrevista e a observação para completar a informação dos questionários. Foram inquiridos funcionários do corpo técnico administrativo e funcionários que ocupam cargos de direcção e de chefia. Como resultado principal deste estudo constata-se que a comunicação exerce, de facto, um papel preponderante na prossecução dos objectivos organizacionais, e que a forma como os gestores lidam com os seus colaboradores influencia na prestação dos mesmos nas tarefas a serem realizadas. Foram apontados vários factores que contribuem para a motivação, sendo os principais o diálogo aberto, o ambiente de trabalho, os incentivos e o envolvimento de todos os intervenientes no processo de tomada de decisões en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account