dc.contributor.advisor |
Voogt, Joke |
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dc.contributor.advisor |
Chevane, Viriato |
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dc.contributor.author |
Jamisse, Olga Judite |
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dc.date.accessioned |
2021-09-09T09:32:39Z |
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dc.date.available |
2021-09-09T09:32:39Z |
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dc.date.issued |
2004-08-18 |
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dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle/258/426 |
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dc.description |
Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Curricular e Instrucional |
en_US |
dc.description.abstract |
The local curriculum component in the new curriculum for basic education offers teachers an opportunity to design the local curriculum according to the real needs of each community where the school is located. In view of the teacher's lack of professional experience in preparing a curriculum, this study was developed with the aim of designing an instrument with strategies that could be used by teachers in the preparation of their local curricula. In order to adapt the investigation to the objective of the study, we sought to capture the main paradigms and elements that can guide the development of a local curriculum. A multiple case study of an exploratory nature was implemented as an investigation strategy. As they seem more appropriate techniques to achieve the pre-established objective, it is a priority to analyze literature related to curriculum development, semi-structured interviews, discussion groups in workshops, observation and questionnaires. The obtained data allowed to identify the reference domains that can be considered generic in the elaboration of a local curriculum. They also demonstrate that linear and deliberative approaches are potentially effective in the process of developing a local curriculum, as they are strategies that allow the teacher to be elucidated about the importance of logic and deliberation in the process of developing a local curriculum. In this way, the need to foster simulations of the local curriculum emerges in the seminars of teachers in office, as well as in the context of initial teacher training |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.subject |
Processo de ensino-aprendizagem |
en_US |
dc.subject |
Plano curricular |
en_US |
dc.subject |
Ensino básico |
en_US |
dc.subject |
Currículo local |
en_US |
dc.title |
Estratégias de desenvolvimento de um currículo local no ensino básico |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.embargo.terms |
openAcess |
en_US |
dc.description.resumo |
A componente currículo local no novo plano curricular do ensino básico oferece aos professores uma oportunidade de elaborar o currículo local de acordo com as necessidades reais de cada comunidade onde a escola esta inserida. Face a falta de experiencia profissional do professor na elaboração de um currículo, desenvolveu-se o presente estudo com objectivo de conceber um instrumento com estratégias que poderão ser usados pelos professores na elaboração dos seus currículos locais. Para adequar a investigação ao objectivo do estudo, procurou-se captar os principais paradigmas e elementos que podem orientar a elaboração de um currículo local. Implementou-se como estratégia de investigação o múltiplo estudo de caso, de natureza exploratória. Por parecerem técnicas mais adequadas para o alcance do objectivo pré estabelecido, constitui prioridade a análise de literatura relacionada com o desenvolvimento curricular, as entrevistas semi-estruturadas, os grupos de discussão nos workshops, a observação e os questionários. Os dados obtidos permitiram identificar os domínios de referência que podem ser considerados genéricos na elaboração de um currículo local. Demonstram ainda que as abordagens lineares e deliberativas são potencialmente eficazes no processo da elaboração de um currículo local, por constituírem estratégias que permitem elucidar o professor sobre a importância da lógica e da deliberação no processo de elaboração de um currículo local. Deste modo emerge a necessidade de fomentar simulações do currículo local nos seminários dos professores em exercício, assim como no quadro da formação inicial dos professores |
en_US |