DSpace Repository

Estágio supervisionado: nova abordagem na formação de professores a distância

Show simple item record

dc.contributor.advisor Voogt, Joke
dc.contributor.advisor Chevane, Viriato
dc.contributor.author Ualane, Custódio Lúrio
dc.date.accessioned 2021-09-09T09:17:11Z
dc.date.available 2021-09-09T09:17:11Z
dc.date.issued 2004-08-10
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle/258/425
dc.description Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Curricular e Instrucional en_US
dc.description.abstract The present work investigates the characteristics that a supervised internship practiced in the real classroom must present. The result of the investigation and a prototype of the supervised internship guidance for the trainees, superiors and tutors of the distance teacher education course. This prototype suggests the practice of supervised internship in the real classroom, instead of the supervised internship among trainees. The first stage contains the activities of selection of theories (principles, criteria) and filling (refining) of the curricular elements. The second is constituted only by the activity of designing the prototype, in the workshop with specialists in the preparation of instructional material. The third stage develops the needs analysis and production activities of the prototype. The last step has as its first activity the evaluation of the prototype by the trainers and, as a second action, the testing / revision of the same prototype. Data collection was based on bibliographic consultation and experts, in the workshops, survey, questionnaire, diary - interview and observation and observation. The study's conclusions recommend a supervised internship in which trainees learn through practice, research and reflection, with continuous supervision, at varying levels. The final product of the investigation and a prototype of the supervised internship manual, to be practiced in the real classroom, presented separately. en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.subject Formação de professores en_US
dc.subject Estágio supervisionado en_US
dc.title Estágio supervisionado: nova abordagem na formação de professores a distância en_US
dc.type thesis en_US
dc.embargo.terms openAcess en_US
dc.description.resumo O presente trabalho investiga as características que um estágio supervisionado praticado na sala de aulas real deve apresentar. O resultado da investigação e um protótipo de orientação do estágio supervisionado para os formandos, superiores e tutores do curso de formação de professores primários, a distância. O referido protótipo sugere a prática do estágio supervisionado na sala de aulas real, em vez do estágio supervisionado entre os formandos. A primeira etapa contém as actividades de selecção de teorias (princípios, critérios) e de preenchimento (refinação) dos elementos curriculares. A segunda e constituída apenas pela actividade de concepção do protótipo, no workshop com especialistas de elaboração de material instrucional. A terceira etapa desenvolve as actividades de análise de necessidades e produção do protótipo. A última etapa tem como primeira actividade a avaliação do protótipo pelos formadores e, como segunda acção, a testagem/revisão do mesmo protótipo. A recolha de dados baseou-se na consulta bibliográfica e a peritos, nos workshops, inquérito, questionário, diário - entrevista e observação e observação. As conclusões do estudo recomendam um estágio supervisionado em que os formandos aprendam pela prática, pesquisa e reflexão, com supervisão contínua, em níveis variados. O produto final da investigação e um protótipo do manual de estágio supervisionado, a ser praticado na sala de aulas real, apresentado em separado en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account