dc.contributor.advisor |
Tembe, Cristina A. |
|
dc.contributor.advisor |
Nhantumbo, Alfredo Bernardino |
|
dc.contributor.author |
Sitoe, Pedro Júlio |
|
dc.date.accessioned |
2021-09-08T10:40:26Zo Aberto |
|
dc.date.available |
2021-09-08T10:40:26Z |
|
dc.date.issued |
2016-03-01 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle/258/419 |
|
dc.description |
Dissertação de Mestrado |
en_US |
dc.description.abstract |
This study aims to “Analyze the perceptions of teachers of the 1st cycle of primary education in Mozambique about the usefulness of music as an aid to teaching and learning of initial reading and writing”, starting from the point of view that teaching and learning reading and writing needs diversified methodologies and strategies so that students of different learning rhythms acquire the desired skills. This study is predominantly qualitative, as it privileged empirical factual data collected through the interview and the observation of classes. The quantitative approach, also, is part of this investigation since it was used the questionnaire that collected data that required statistical procedures for its analysis. For the operationalization of the study, the following problem was formulated: “How do teachers in the 1st cycle of primary education in Mozambique perceive the usefulness of music as an aid to the teaching and learning process of initial reading and writing?” The sample consisted of 45 teachers who teach in the 1st Cycle (1st and 2nd grades) in six primary schools in the provinces of Niassa, Manica and Maputo-Cidade, the ratio of two per province. The data collected led to the conclusion that there is a positive perception of teachers about the usefulness of music as an aid to learning in teaching and learning curricular content although, in practice, they use it more for students' motivation than to help students. learning initial reading and writing |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.subject |
Processo de ensino-aprendizagem |
en_US |
dc.subject |
Ensino de música |
en_US |
dc.subject |
Escrita inicial |
en_US |
dc.subject |
Leitura |
en_US |
dc.title |
Análise das percepções dos professores do I ciclo do ensino primário sobre a utilidade da música como auxiliar do ensino e aprendizagem da leitura e da escrita iniciais |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.embargo.terms |
openAcess |
en_US |
dc.description.resumo |
O presente estudo tem como objectivo “Analisar as percepções dos professores do I Ciclo do Ensino Primário moçambicano sobre a utilidade da música como auxiliar do ensino e aprendizagem da leitura e da escrita iniciais”, partindo do ponto de vista de que o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita precisa de diversificadas metodologias e estratégias para que os alunos de diferentes ritmos de aprendizagem adquiram as competências desejadas. Este estudo é predominantemente qualitativo, pois privilegiou dados factuais empíricos recolhidos através da entrevista e da observação de aulas. A abordagem quantitativa, também, faz parte desta investigação uma vez que foi usado o questionário que recolheu dados que exigiram procedimentos estatísticos para a sua análise. Para a operacionalização do estudo foi formulado o seguinte problema: “De que modo os professores do I Ciclo do Ensino Primário moçambicano percepcionam a utilidade da música como auxiliar do processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita iniciais?” A amostra consistiu em 45 professores que leccionam no I Ciclo (1a e 2a classes) em seis escolas primárias das províncias de Niassa, Manica e Maputo-Cidade, a razão de duas por província. Os dados recolhidos permitiram chegar à conclusão de que existe uma percepção positiva dos professores sobre a utilidade da música como auxliar da aprendizagem no ensino e aprendizagem de conteúdos curriculares embora, na prática, usem-na mais para a motivação dos alunos do que para auxiliar a aprendizagem da leitura e da escrita iniciais |
en_US |