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A formação do pessoal da linha da frente nas Linhas Aéreas de Moçambique

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dc.contributor.advisor Kamp, Max van der
dc.contributor.advisor Linden, Josje van der
dc.contributor.author Cuinhane, Afonso Sande
dc.date.accessioned 2021-09-06T08:28:19Z
dc.date.available 2021-09-06T08:28:19Z
dc.date.issued 2005-08-05
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle/258/404
dc.description Dissertação de Mestrado em Educação de Adultos en_US
dc.description.abstract It is a motivation for the present study to develop competitive capacity as a way to ensure the survival of LAM in the competitive market, in the face of significant changes in its environment caused by the implementation of liberalization policies. The recognition that only the creative and innovative capacity of human resources can facilitate the achievement of organizational objectives with regard to customer satisfaction and charm justified, on the other hand, the choice of the present theme. The ample preparation of human resources with regard to the technical domain and above all in the human aspects, in which science and technology cannot yet replace man, gives greater relevance to the work of technical training combined with aspects of education. In this sense, the present work, whose methodology privileged the systematic search of opinions of the target population through the use of appropriate techniques, namely study of documents, questionnaires, interview and mini-conference, in a triangulation process concluded, according to the objectives of the study , that the current professional training programs for LAM's frontline staff remain static, with almost no updating to keep up with the dynamics of the occurrence of changes in the sector. This conclusion resulted in recommendations that fundamentally suggest the approach, the evaluation of effectiveness and the updating of the syllabus contents of training courses for frontline staff, privileging fundamentally participatory aspects and allowing the necessary dynamics of training as an instrument for monitoring and adapting resources. human beings in the processes of change that characterize the commercial aviation industry(TRADUÇÃO NOSSA) en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.subject Linhas Aéreas de Moçambique en_US
dc.subject Formação profissional en_US
dc.subject Recursos humanos en_US
dc.subject Políticas de liberalização en_US
dc.title A formação do pessoal da linha da frente nas Linhas Aéreas de Moçambique en_US
dc.type thesis en_US
dc.embargo.terms openAcess en_US
dc.description.resumo Constitui motivação para o presente estudo desenvolver a capacidade competitiva como forma de assegurar a sobrevivência da LAM no mercado concorrencial, face às mudanças significativas no seu meio envolvente provocadas pela implementação de políticas de liberalização. O reconhecimento de que somente a capacidade criativa e inovadora dos recursos humanos pode facilitar o alcance dos objectivos organizacionais no que se refere à satisfação e encanto do cliente justificou, por outro lado, a escolha do presente tema. A ampla preparação dos recursos humanos no que respeita ao domínio técnico e acima de tudo nos aspectos humanos, nos quais a ciência e tecnologia ainda não podem substituir o homem, dá maior relevância ao trabalho da formação técnica combinado com aspectos de educação. Neste sentido o presente trabalho, cuja metodologia privilegiou a busca sistemática de opiniões da população alvo através do uso das técnicas adequadas, designadamente estudo de documentos, questionários, entrevista e mini-conferência, num processo de triangulação concluiu, de acordo com os objectivos do estudo, que os actuais programas de formação profissional do pessoal da linha da frente da LAM mantém-se estáticos, com quase nula actualização para acompanhar a dinâmica da ocorrência das mutações no sector. Desta conclusão resultaram recomendações que fundamentalmente sugerem a abordagem, a avaliação da eficácia e a actualização dos conteúdos programáticos dos cursos de formação do pessoal da linha da frente, privilegiando os aspectos fundamentalmente participativos e permitindo necessária dinâmica da formação como instrumento de acompanhamento e adequação dos recursos humanos nos processos de mudança que caracterizam a indústria de aviação comercial en_US


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