dc.contributor.advisor |
Gomez, Miguel Buendia |
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dc.contributor.advisor |
Buque, Domingos |
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dc.contributor.author |
Oliveira, Eugénia Maria Henrique de |
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dc.date.accessioned |
2021-09-03T10:00:48Z |
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dc.date.available |
2021-09-03T10:00:48Z |
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dc.date.issued |
2015-08-12 |
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dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle/258/394 |
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dc.description |
Dissertação de Mestrado em Educação de Adultos |
en_US |
dc.description.abstract |
O presente estudo, cujo tema é “Formação de professores primários em exercício e à Distância: o caso dos núcleos pedagógicos das Escolas Primária Avenida das Forças Populares de Libertação de Moçambique e Secundária Avenida Eduardo Mondlane”, tem como objectivo compreender os factores que contribuem para o distanciamento dos gestores escolares bem como de outros níveis de educação, do curso de formação de professores primários à distância. No desenvolvimento deste estudo usou-se o método qualitativo, tendo se recorrido às técnicas de entrevista e análise documental para a recolha de dados. As entrevistas foram aplicadas a um total de 22 informantes, dentre os quais cursistas, tutores, coordenador do curso, técnicos dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT) e do Instituto de Educação Aberta e à Distância (IEDA), directores das escolas onde o curso funciona e os respectivos pedagógicos. Assim, o estudo concluiu existir fragilidade nos instrumentos orientadores e reguladores do curso no concernente a alguns conteúdos neles apresentados relativos ao papel dos intervenientes do curso, bem como a falta de harmonia nos mesmos instrumentos. Concluiu ainda haver necessidade de promover a divulgação da modalidade assim como a formação dos intervenientes do curso sobre matérias de EaD e sobre os moldes de funcionamento da modalidade |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.subject |
Formação de professores primários |
en_US |
dc.subject |
Formação profissional |
en_US |
dc.subject |
Gestão escolar |
en_US |
dc.subject |
Núcleos pedagógicos |
en_US |
dc.title |
Formação de professores primários em exercício a distância: o caso dos núcleos pedagógicos das Escolas Primária Avenida das Forças Populares de Libertação de Moçambique e Secundária Avenida Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.type |
thesis |
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dc.embargo.terms |
openAcess |
en_US |
dc.description.resumo |
This study, entitled “Distance Education and Primary School Teachers Training: the case of the pedagogical nucleuses of the Primary School Avenida das FPLM and Secondary School Avenida Eduardo Mondlane – Maputo Cidade”, aims to understand the factors that contribute to distancing of managers at school and another education levels from the course of primary school teachers training at distance. The study is located in the qualitative method paradigm. For data collection it resorted to semistructured interviews and documt analysys. Interviews were applied to 22 respondents, among which, tutors, course coordinator, technicians from the District Services for Education, Youth and Technology and from the Institute of Open and Distance Education, directors of the schools that run the course and the respective pedagogical directors. The conclusions of the study reveal fragility of the guiding and regulatory instruments of the course concerning some contents they present related to the roles of the intervening people in the course as well as lack of harmony in such instruments. There is also need to promote dissemination of this education modality as well as to train the intervening people in the course on Distance Education issues and its ways of functioning.Key terms: Trainer course, distance education, primary school teachers |
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