Abstract:
O presente estudo, cujo tema é “Formação de professores primários em exercício e à Distância: o caso dos núcleos pedagógicos das Escolas Primária Avenida das Forças Populares de Libertação de Moçambique e Secundária Avenida Eduardo Mondlane”, tem como objectivo compreender os factores que contribuem para o distanciamento dos gestores escolares bem como de outros níveis de educação, do curso de formação de professores primários à distância. No desenvolvimento deste estudo usou-se o método qualitativo, tendo se recorrido às técnicas de entrevista e análise documental para a recolha de dados. As entrevistas foram aplicadas a um total de 22 informantes, dentre os quais cursistas, tutores, coordenador do curso, técnicos dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT) e do Instituto de Educação Aberta e à Distância (IEDA), directores das escolas onde o curso funciona e os respectivos pedagógicos. Assim, o estudo concluiu existir fragilidade nos instrumentos orientadores e reguladores do curso no concernente a alguns conteúdos neles apresentados relativos ao papel dos intervenientes do curso, bem como a falta de harmonia nos mesmos instrumentos. Concluiu ainda haver necessidade de promover a divulgação da modalidade assim como a formação dos intervenientes do curso sobre matérias de EaD e sobre os moldes de funcionamento da modalidade