Abstract:
Prover um ensino de qualidade e atractivo tem sido o desafio de muitas instituições de ensino superior, independentemente de serem públicas ou privadas. A crise financeira internacional, que tem impactos nos sistemas nacionais de ensino superior, o surgimento de cada vez mais instituições de ensino superior, a devolução ou descentralização da responsabilidade do nível governamental para o nível institucional, a competição nacional e internacional pelos melhores estudantes, docentes e fundos, a pressão imposta às IES pelas políticas, leis e regulamentos do ensino superior, exige que estas adoptem estratégias de sobrevivência neste ambiente de incertezas. Esta dissertação pretende estudar o planeamento estratégico como uma das possíveis respostas que a IES usam para fazer face a estas vicissitudes e avaliar o impacto do uso da gestão estratégica para elevar o seu nível de desempenho e competitividade global. Para o efeito, foram analisadas as experiências de outros países para ver como o planeamento estratégico foi usado como instrumento de mudança para alterar o desempenho das IES. Os resultados da pesquisa mostram que o planeamento estratégico é uma poderosa ferramenta de gestão que, combinada com uma liderança forte e outros instrumentos de política e de gestão, para sustentar o edifício da transformação e da mudança, pode causar as mudanças desejadas nas IES. Como o trabalho não esgota a discussão do problema em análise na presente pesquisa, recomenda-se a realização de mais estudos que envolvam as diferentes perspectivas de análise para tornar o estudo desta área mais robusto em Moçambique