Abstract:
A Inteligência Artificial (IA) é uma curso multidisciplinar que se propõe a construir animais artificiais em máquinas reais sendo, por esta via, apontada, na literatura, como a área do conhecimento que vai revolucionar a condição humana nos próximos anos. Esta tem enormes desenvolvimentos e aplicações na indústria e comércio, todavia arrasta consigo várias ambiguidades que dificultam a definição do seu “Estatuto Científico”, na computação, desde a data da sua criação em 1956. O presente trabalho tem como objectivo contribuir para a definição do “Estatuto Científico” da IA e, como consequência, a sua autonomia na Computação. Para o efeito, desenvolvemos um “discurso do método” sobre a IA que culminou com a construção do Modelo de Ciclo de vida da IA. Este modelo formou a base para toda a prática da dissertação. São contribuições específicas, propostas na dissertação, para o estatuto científico da computação da ACM/IEEE : Uma definição para o Curso da IA, Definição do espaço problema da IA na computação, Corpo do Conhecimento da IA (AIBOK), Mapa de pesos comparativos da Computação para a IA e Guia de Plano temático das Disciplinas “não Computação” para o Curso da IA. Como suporte experimental, apresentamos dois casos de estudo de Desenho do modelo de guia currículo ideal, da IA, tendo como base os currículos da ACM/IEEE e, por fim, discutimos os resultados obtidos, na pesquisa, face ao que nos propusemos fazer no início da pesquisa.