Abstract:
A produção, conversão e utilização da energia têm um grande impacto sobre o ambiente e muitas vezes os cidadãos não tem noção sobre o impacto ambiental provocado pelas fontes de energia que eles usam, optando muitas vezes por usar fontes de energia que afectam o ambiente de forma bastante negativa. As necessidades energéticas básicas nas zonas rurais do nosso país são supridas maioritariamente por lenha, carvão vegetal e petróleo pois, estas populações têm dificuldades de acesso a electricidade convencional. O uso massivo destes combustíveis acarreta problemas de poluição assim como devastação de florestas (esta devido a utilização da lenha e carvão vegetal), influenciando portanto na qualidade de vida, no ambiente e na saúde. O conhecimento do impacto que as diversas fontes de energia têm pode de certa forma influenciar as escolhas dos cidadãos. Sendo assim, é necessário que as populações tenham um conhecimento sobre o impacto da utilização da lenha e do carvão e também das diversas fontes de energia existentes para que as usem de forma consciente. Como professores e alunos têm uma grande influência na comunidade, estes podem ser usados como veículo dessa informação porém, não se sabe a profundidade de seu conhecimento sobre esses assuntos. Por isso foi desenhada esta pesquisa com o intuito de avaliar a profundidade do conhecimento de professores e alunos do ensino básico da província de Maputo em matérias relacionadas com as fontes de energia e seu impacto sobre o ambiente. Para a recolha de dados foi usado o questionário misto para os professores e fechado para os alunos. Participaram nesta pesquisa 183 professores e 388 alunos de 16 escolas da província de Maputo escolhidos pelo método aleatório simples. A pesquisa é quantitativa e a análise de dados foi com o auxílio do pacote estatístico Excel. Os resultados mostram que o conhecimento dos participantes sobre as fontes de energia é fraco e se encontra rodeiado de algumas dúvidas/confusões principalmente no que concerne a diferenciação entre fontes renováveis de energia e as fontes não renováveis. Verificou-se também que os professores não estão comprometidos com a questão ambiental ligada com o uso das fontes de energia, principalmente com o uso massivo de lenha e carvão embora se saiba das consequências que esta prática acarreta. Pretendendo-se que eles sejam os “informadores” da comunidade estas dúvidas devem ser sanadas o mais rápido possível. Isto pode ser conseguido através da incrementação do material instrucional e realização de actividades práticas como visitas de estudo, palestras e outras actividades que demonstrem claramente os efeitos da utilização das diversas fontes de energia. Seria louvável o alargamento e aprofundamento dos capítulos de aproveitamento das fontes de energia ensino relaccionados com o uso e neste nível de ensino