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Desenvolvimento da competência comunicativa para tradução

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dc.contributor.advisor Dias, Hildizina Inácia Pereira Norberto
dc.contributor.author Felimone, Lusídia Maria César
dc.date.accessioned 2021-08-22T14:24:22Z
dc.date.issued 2007-02-01
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle/258/181
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objectivo apresentar uma proposta de programa de Português que permita conduzir os estudantes do Curso de Tradução e Interpretação Inglês/Português e Francês/Português da Universidade Eduardo Mondlane a uma competência comunicativa efectiva, partindo de constatações sobre áreas problemáticas no uso da língua observadas em textos produzidos por estudantes finalistas deste curso nos dois últimos anos. Esta pesquisa consistiu num estudo descritivo desenvolvido numa perspectiva qualitativa fenomenológica visando obter informação sobre o conhecimento da língua por parte dos estudantes e as diferentes percepções sobre esta questão entre os diferentes actores (docentes de algumas disciplinas dos cursos referidos), e sobre a elaboração de programas e actividades de ensino viradas para o desenvolvimento de competência comunicativas para a vida real. A análise de textos teóricos de autores como Hymes (1972), Widdowson (1978) e Maingueneau (2001) e as conversas informais com as partes envolvidas permitiram sistematizar as informações e ideias existentes sobre a noção de competência comunicativa, planificação e desenho curricular por competências e mecanismos de textualização e enunciação, as quais constituem o quadro teórico em que se baseia a pesquisa. Com vista a conduzir o estudo de forma a adequar-se ao objectivo da pesquisa, procedeu-se a um estudo de natureza exploratória baseado numa análise de erros a partir de textos produzidos por estudantes finalista dês curso, cujos resultados mostram que estes não possuem um domínio adequado das estratégias discursivas em Português. Estes dados permitiram também identificar as áreas problemáticas no uso desta língua, a partir das quais se concebeu um programa de Português virado para a superação das lacunas verificadas. Espera-se que os pressupostos teóricos abordados neste trabalho possam servir de ponto de partida orientar os professores na elaboração de programas e materiais instrucionais que relacionem os princípios teóricos sobre competência comunicação com as suas aplicações práticas para o desenvolvimento de competências e habilidades comunicativas. en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.subject Comunicação en_US
dc.subject Competência comunicativa en_US
dc.subject Curso de tradução e interpretação en_US
dc.subject Uso da língua en_US
dc.title Desenvolvimento da competência comunicativa para tradução en_US
dc.type thesis en_US
dc.description.embargo 2021-08-21
dc.embargo.terms openAcess en_US
dc.description.resumo The objective of this work is to present a proposal for a Portuguese program that will allow students of the English / Portuguese and French / Portuguese Translation and Interpretation Course at Eduardo Mondlane University to an effective communicative competence, starting from findings about problem areas in the use of language. language observed in texts produced by final year students of this course in the last two years. This research consisted of a descriptive study developed in a qualitative phenomenological perspective aiming to obtain information on the knowledge of the language on the part of the students and the different perceptions on this issue among the different actors (teachers of some disciplines of the referred courses), and on the elaboration of programs and teaching activities aimed at developing communicative competencies for real life. The analysis of theoretical texts by authors such as Hymes (1972), Widdowson (1978) and Maingueneau (2001) and informal conversations with the parties involved allowed to systematize the existing information and ideas about the notion of communicative competence, planning and curricular design by competences and textualization and enunciation mechanisms, which constitute the theoretical framework on which the research is based. In order to conduct the study in order to adapt to the research objective, an exploratory study was carried out based on an analysis of errors based on texts produced by students who finished this course, whose results show that they do not have a adequate mastery of discursive strategies in Portuguese. These data also made it possible to identify the problem areas in the use of this language, from which a Portuguese program designed to overcome the verified gaps was conceived. It is hoped that the theoretical assumptions addressed in this work can serve as a starting point to guide teachers in the preparation of programs and instructional materials that relate the theoretical principles on communication competence with their practical applications for the development of communicative skills and abilities. en_US


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