Abstract:
O presente trabalho tem por objectivo apresentar uma proposta de programa de Português que permita conduzir os estudantes do Curso de Tradução e Interpretação Inglês/Português e Francês/Português da Universidade Eduardo Mondlane a uma competência comunicativa efectiva, partindo de constatações sobre áreas problemáticas no uso da língua observadas em textos produzidos por estudantes finalistas deste curso nos dois últimos anos. Esta pesquisa consistiu num estudo descritivo desenvolvido numa perspectiva qualitativa fenomenológica visando obter informação sobre o conhecimento da língua por parte dos estudantes e as diferentes percepções sobre esta questão entre os diferentes actores (docentes de algumas disciplinas dos cursos referidos), e sobre a elaboração de programas e actividades de ensino viradas para o desenvolvimento de competência comunicativas para a vida real. A análise de textos teóricos de autores como Hymes (1972), Widdowson (1978) e Maingueneau (2001) e as conversas informais com as partes envolvidas permitiram sistematizar as informações e ideias existentes sobre a noção de competência comunicativa, planificação e desenho curricular por competências e mecanismos de textualização e enunciação, as quais constituem o quadro teórico em que se baseia a pesquisa. Com vista a conduzir o estudo de forma a adequar-se ao objectivo da pesquisa, procedeu-se a um estudo de natureza exploratória baseado numa análise de erros a partir de textos produzidos por estudantes finalista dês curso, cujos resultados mostram que estes não possuem um domínio adequado das estratégias discursivas em Português. Estes dados permitiram também identificar as áreas problemáticas no uso desta língua, a partir das quais se concebeu um programa de Português virado para a superação das lacunas verificadas. Espera-se que os pressupostos teóricos abordados neste trabalho possam servir de ponto de partida orientar os professores na elaboração de programas e materiais instrucionais que relacionem os princípios teóricos sobre competência comunicação com as suas aplicações práticas para o desenvolvimento de competências e habilidades comunicativas.