Abstract:
Em Moçambique, as metodologias de ensino-aprendizagem, sobretudo no ensino primário, têm estado em constante revisão desde o período em que se conquistou a Independência Nacional até o presente. Esta revisão visa ajustar o ensino às mudanças sociais. Nesse contexto, destaca-se por exemplo, o Plano Curricular do Ensino Básico (PCEB) implementado a partir do ano 2004, cuja função é unificar a política educacional de Moçambique a partir do desenvolvimento de diversas estratégias, com enfoque à formação contínua de professores do ensino primário em matérias de métodos participativos e análise reflexiva das aulas. O presente estudo procurou compreender os resultados da formação contínua de professores, particularmente os que leccionam a disciplina de português nas escolas primárias do distrito da Matola. Para tal, fez-se uma pesquisa qualitativa exploratória em cinco (5) escolas convencionalmente (escolas por onde os respondentes trabalham) seleccionadas, onde se fez a observação directa de aulas e se aplicou a entrevista a doze (12) professores que participaram na formação contínua. Estes professores foram escolhidos por conveniência. A análise e interpretação dos dados mostra que os professores, de alguma forma, compreendem a necessidade do uso dos métodos participativos e análise reflexiva das aulas, contudo, nota-se pouca aplicação destes métodos na prática da sala de aulas. Este facto leva a concluir-se que a formação contínua de professores (de português) ainda não começou a produzir efeitos desejáveis. Pelo menos 9 professores correspondentes a 75% do universo de 12 respondentes continuam a usar as metodologias “tradicionais” de ensino consideradas inadequadas, porque não atendem às reais necessidades e dificuldades enfrentadas pelos alunos. Assim, o estudo recomenda aos responsáveis que tutelam a formação contínua de professores a criarem fóruns de formação contínua regular, na supervisão, encorajamento e apoio aos professores a aplicarem os conhecimentos adquiridos na formação contínua. De igual forma, recomenda-se aos professores que implementem as matérias aprendidas, logo após a formação, nas suas aulas, porque, só assim, a formação contínua de professores é que poderá produzir efeito e a qualidade de ensino-aprendizagem nas escolas primárias do distrito da Matola poderia melhorar.