Abstract:
O presente estudo enquadra-se na área de Estudos do Ensino Superior e tem como objectivo fundamental identificar a fonte da base de conhecimento dos gestores intermédios 1 da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). O estudo foi baseado numa metodologia mista: quantitativo (que consistiu na recolha de informações numéricas sobre o fenómeno estudado, como também, para permitir que as conclusões sejam replicadas para o universo de gestores intermédios) e qualitativo (mediante realização de entrevistas a alguns gestores intermédios com obejctivo de aprofundar a compreensão e análise dos dados numéricos colhidos pelo método quantitativo). Definimos uma amostra composta por cento oitenta e cinco (185) gestores intermédios de um total de 355, existentes até 31 de Dezembro de 2015, na UEM. A colecta de dados foi efectuada com base num questionário, contendo treze (13) questões e mediante entrevistas seguindo um guião previamente estabelecido. A análise dos dados colectados através do método quantitativo foi feita com recurso ao pacote informático Estatística para as Ciências Sociais – SPSS e a dos dados colectados através de entrevista foi feita com recurso ao programa NVivo. Apesar da pesquisa ter sido realizada com uma amosta de 185 gestores, considerando que os requisitos para designação para esta função são os mesmos, é possível aplicar as constatações deste estudo para todos os gestores intermédios da UEM, segundo as quais o conhecimento dos gestores intermédios da UEM provém das disciplinas da sua formação académica; na participação em cursos de curta duração, seminários e workshops e; aprendizagem no sector de trabalho, associada à cultura organizacional e não necessariamente de conhecimento teórico-prático adquirido sobre Gestão e Administração do Ensino Superior.