DSpace Repository

Análise do papel da educação de adultos para o empoderamento da mulher na Escola de Alfabetização e Promoção da Mulher Social Flori

Show simple item record

dc.contributor.advisor Casimiro, Isabel
dc.contributor.advisor Munguambe, Alzira
dc.contributor.author Sevene, Elisa Alfredo
dc.date.accessioned 2021-08-22T12:15:02Z
dc.date.issued 2016-03-03
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle/258/170 Aberto
dc.description.abstract Esta dissertação faz uma análise da Alfabetização e Educação de Adultos para o empoderamento da mulher na Escola de Alfabetização e Promoção da Mulher Social Flori. A questão a investigar é saber como é que esta instituição de ensino de adultos implementa os programas traçados para a promoção e empoderamento da mulher. A tratar do processo de ensino-aprendizagem, pretende-se conhecer as metodologias aplicadas e o material didáctico usados que contribuem para a construção da aprendizagem orientada para as necessidades reais dos educandos. A pesquisa refere-se a aspectos do processo de ensino, relacionados com as estratégias dos alfabetizadores, actividades dos alfabetizadores, formas de comunicação e todas as outras situações quer materiais, quer institucionais que interferem no processo de ensino-aprendizagem. Os procedimentos metodológicos que guiaram esta pesquisa basearam-se principalmente no estudo bibliográfico e análise documental atinente aos programas de ensino e documentos afins. A recolha de dados realizou-se através de entrevistas e observação de aulas. A pesquisa permitiu concluir que a actuação dos educadores na sala de aula baseia-se em estratégias que levam à passividade das alfabetizandas. A actividade pedagógica é centrada no alfabetizador e as alfabetizandas só escutam, isto é, consomem e registam os conteúdos tratados. Todavia verificou-se que as mulheres são o grupo alvo que mais adere à iniciativa, aprendendo a ler, escrever, contar e a fazer algo que ajude a melhorar as suas condições de vida. Há empoderamento através do desenvolvimento das habilidades e competências construídas através da Alfabetização e Educação de Adultos. en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.subject Empoderamento da mulher en_US
dc.subject Mulher en_US
dc.subject Processo de ensino-aprendizagem en_US
dc.subject Alfabetização da mulher en_US
dc.title Análise do papel da educação de adultos para o empoderamento da mulher na Escola de Alfabetização e Promoção da Mulher Social Flori en_US
dc.type thesis en_US
dc.description.embargo 2021-08-21
dc.embargo.terms openAcess en_US
dc.description.resumo This dissertation makes an analysis of Literacy and Adult Education for Empowering the Woman at the School of Literacy and Promotion of Social Flori Woman. The subject to be researched is to know how this Adult Education Institution implements the programs traced for the promotion and woman empowerment about the teaching and learning process. It is intended to know the applied methodologies and didactic material used which contributes to the building of oriented learning for the real needs of learners. The research refers to aspects of the learning process, related to the strategies and literate activities, ways of communication and other situations either material or institutional that interferes in the teaching and learning process. The methodological procedure of this study was based mainly on the bibliographic reference and documental analysis related to the teaching syllables and documents. The Collection of Data was based on the interviews and lesson observation. The research enabled us to conclude that the action of educators in the teaching room is based on the strategies that lead to passiveness of the learners. The pedagogic activity is centered in the teacher and the learner‟s only listen to him, this means, they acquire it and jot down notes. Despite it women are regarded as the target group that adhere more than anyone else to this type of initiative, learning how to read, write, count and do something to improve their life style. This means there is empowerment through abilities development and competences built through the Literacy and Adult Education. en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account