Abstract:
Esta dissertação faz uma análise da Alfabetização e Educação de Adultos para o empoderamento da mulher na Escola de Alfabetização e Promoção da Mulher Social Flori. A questão a investigar é saber como é que esta instituição de ensino de adultos implementa os programas traçados para a promoção e empoderamento da mulher. A tratar do processo de ensino-aprendizagem, pretende-se conhecer as metodologias aplicadas e o material didáctico usados que contribuem para a construção da aprendizagem orientada para as necessidades reais dos educandos. A pesquisa refere-se a aspectos do processo de ensino, relacionados com as estratégias dos alfabetizadores, actividades dos alfabetizadores, formas de comunicação e todas as outras situações quer materiais, quer institucionais que interferem no processo de ensino-aprendizagem. Os procedimentos metodológicos que guiaram esta pesquisa basearam-se principalmente no estudo bibliográfico e análise documental atinente aos programas de ensino e documentos afins. A recolha de dados realizou-se através de entrevistas e observação de aulas. A pesquisa permitiu concluir que a actuação dos educadores na sala de aula baseia-se em estratégias que levam à passividade das alfabetizandas. A actividade pedagógica é centrada no alfabetizador e as alfabetizandas só escutam, isto é, consomem e registam os conteúdos tratados. Todavia verificou-se que as mulheres são o grupo alvo que mais adere à iniciativa, aprendendo a ler, escrever, contar e a fazer algo que ajude a melhorar as suas condições de vida. Há empoderamento através do desenvolvimento das habilidades e competências construídas através da Alfabetização e Educação de Adultos.