dc.contributor.advisor |
Siopa, Conceição |
|
dc.contributor.author |
Nhaguilunguane, António Marcos |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-17T11:20:50Z |
|
dc.date.issued |
2024-12-01 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1455 |
|
dc.description.abstract |
A colocação do pronome clítico é uma das áreas críticas de aquisição do Português de Moçambique
(Gonçalves, 2010), implicando, por isso, a planificação de um conjunto de acções didácticas, quer para
melhorar a competência linguística desta população, na área referida, quer para verificar, com base nos
resultados de sequências e/ou dispositivos didácticos, o efeito obtido na competência linguística do grupo
alvo e avaliar a e adequação das oficinas aos alunos do ESG. Para o efeito, como objectivo geral, propõe-
se a construção e aplicação de um instrumento didáctico que ajude a solucionar os problemas que os alunos
do ESG encontram na colocação do pronome clítico. Relativamente à metodologia adoptada, no sentido de
responder às questões deste estudo, esta pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como população e uma
amostra de 10 estudantes da 11a classe da Escola Secundária Josina Machel, seleccionados aleatoriamente.
Pela natureza da pesquisa, os dados são recolhidos a partir de: i) inquérito sociolinguístico para obtenção
do perfil sociolinguístico dos alunos; ii) teste de produção provocada para elicitação dos dados e formação
do corpus; iii) oficina gramatical como dispositivo de intervenção didáctica; e iv) produção textual para a
avaliação da aprendizagem realizada após a intervenção. Os dados obtidos foram transformados e
convertidos com recurso à Google Forms e folhas excel. Como resultado, verificou-se que a oficina aplicada
aos alunos do ESG dá indícios de que este dispositivo didáctico ajuda a intervir no processo de aquisição
dos padrões de colocação do pronome clítico. Constatou-se também que este dispositivo didáctico é
adequado ao ESG, uma vez que o retorno dos alunos no âmbito do inquérito de percepção foi positivo.
Assim, é necessário que a aplicação da oficina seja sistemática e não pontual, porque, conforme constatado,
no ESG, nem as oficinas, nem a escrita são trabalhadas |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Processo de ensino e aprendizagem |
en_US |
dc.subject |
Língua portuguesa |
en_US |
dc.subject |
Português de Moçambique |
en_US |
dc.subject |
Oficina gramatical |
en_US |
dc.subject |
Colocação |
en_US |
dc.subject |
Pronome clitico |
en_US |
dc.subject |
Acquisition critical area |
en_US |
dc.subject |
Teaching and learning process |
en_US |
dc.subject |
General secondary education |
en_US |
dc.subject |
Grammar workshop |
en_US |
dc.title |
O ensino da colocação pronominal: subsídios para uma intervenção didáctica aplicada ao ensino secundário geral |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.embargo |
2025-07-16 |
|
dc.description.resumo |
The clitic pronoun placement is one of the critical areas of acquisition of Portuguese of Mozambique
(Gonçalves, 2010), implying, therefore, the planning of a set of didactic actions, both to improve the
linguistic competence of this population, in the referred area, and to verify, based on the results of sequences
and/or didactic devices, the effect obtained in the linguistic competence of the target group and evaluate
the and adequacy of the workshops to ESG students. To this end, as a general objective, we propose the
construction and application of a didactic instrument that helps to solve the problems ESG students
encounter in the placement of the clitic pronoun. Regarding the methodology adopted, in order to answer
the questions of this study, this research is of qualitative nature, having as population and a sample of 10
students of the 11th grade of Josina Machel Secondary School, selected randomly. By the nature of the
research, data are collected from: i) sociolinguistic survey to obtain the sociolinguistic profile of the
students; ii) provoked production test for data elicitation and corpus formation; iii) grammar workshop as
a didactic intervention device; and iv) textual production for learning evaluation carried out after the
intervention. The data obtained were transformed and converted using Google Forms and excel sheets. As
a result, it was found that the workshop applied to ESG students gives evidence that this didactic device
helps to intervene in the process of (re)acquisition of clitic pronoun collocation patterns. It was also found
that this didactic device is suitable for ESG, since the feedback from students within the perception survey
was positive. Thus, it is necessary that the application of the workshop should be systematic and not
punctual, because, as found, in ESG, neither workshops nor writing are worked on |
en_US |