DSpace Repository

O ensino da colocação pronominal: subsídios para uma intervenção didáctica aplicada ao ensino secundário geral

Show simple item record

dc.contributor.advisor Siopa, Conceição
dc.contributor.author Nhaguilunguane, António Marcos
dc.date.accessioned 2025-07-17T11:20:50Z
dc.date.issued 2024-12-01
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1455
dc.description.abstract A colocação do pronome clítico é uma das áreas críticas de aquisição do Português de Moçambique (Gonçalves, 2010), implicando, por isso, a planificação de um conjunto de acções didácticas, quer para melhorar a competência linguística desta população, na área referida, quer para verificar, com base nos resultados de sequências e/ou dispositivos didácticos, o efeito obtido na competência linguística do grupo alvo e avaliar a e adequação das oficinas aos alunos do ESG. Para o efeito, como objectivo geral, propõe- se a construção e aplicação de um instrumento didáctico que ajude a solucionar os problemas que os alunos do ESG encontram na colocação do pronome clítico. Relativamente à metodologia adoptada, no sentido de responder às questões deste estudo, esta pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como população e uma amostra de 10 estudantes da 11a classe da Escola Secundária Josina Machel, seleccionados aleatoriamente. Pela natureza da pesquisa, os dados são recolhidos a partir de: i) inquérito sociolinguístico para obtenção do perfil sociolinguístico dos alunos; ii) teste de produção provocada para elicitação dos dados e formação do corpus; iii) oficina gramatical como dispositivo de intervenção didáctica; e iv) produção textual para a avaliação da aprendizagem realizada após a intervenção. Os dados obtidos foram transformados e convertidos com recurso à Google Forms e folhas excel. Como resultado, verificou-se que a oficina aplicada aos alunos do ESG dá indícios de que este dispositivo didáctico ajuda a intervir no processo de aquisição dos padrões de colocação do pronome clítico. Constatou-se também que este dispositivo didáctico é adequado ao ESG, uma vez que o retorno dos alunos no âmbito do inquérito de percepção foi positivo. Assim, é necessário que a aplicação da oficina seja sistemática e não pontual, porque, conforme constatado, no ESG, nem as oficinas, nem a escrita são trabalhadas en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.rights openAcess en_US
dc.subject Processo de ensino e aprendizagem en_US
dc.subject Língua portuguesa en_US
dc.subject Português de Moçambique en_US
dc.subject Oficina gramatical en_US
dc.subject Colocação en_US
dc.subject Pronome clitico en_US
dc.subject Acquisition critical area en_US
dc.subject Teaching and learning process en_US
dc.subject General secondary education en_US
dc.subject Grammar workshop en_US
dc.title O ensino da colocação pronominal: subsídios para uma intervenção didáctica aplicada ao ensino secundário geral en_US
dc.type thesis en_US
dc.description.embargo 2025-07-16
dc.description.resumo The clitic pronoun placement is one of the critical areas of acquisition of Portuguese of Mozambique (Gonçalves, 2010), implying, therefore, the planning of a set of didactic actions, both to improve the linguistic competence of this population, in the referred area, and to verify, based on the results of sequences and/or didactic devices, the effect obtained in the linguistic competence of the target group and evaluate the and adequacy of the workshops to ESG students. To this end, as a general objective, we propose the construction and application of a didactic instrument that helps to solve the problems ESG students encounter in the placement of the clitic pronoun. Regarding the methodology adopted, in order to answer the questions of this study, this research is of qualitative nature, having as population and a sample of 10 students of the 11th grade of Josina Machel Secondary School, selected randomly. By the nature of the research, data are collected from: i) sociolinguistic survey to obtain the sociolinguistic profile of the students; ii) provoked production test for data elicitation and corpus formation; iii) grammar workshop as a didactic intervention device; and iv) textual production for learning evaluation carried out after the intervention. The data obtained were transformed and converted using Google Forms and excel sheets. As a result, it was found that the workshop applied to ESG students gives evidence that this didactic device helps to intervene in the process of (re)acquisition of clitic pronoun collocation patterns. It was also found that this didactic device is suitable for ESG, since the feedback from students within the perception survey was positive. Thus, it is necessary that the application of the workshop should be systematic and not punctual, because, as found, in ESG, neither workshops nor writing are worked on en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account