Abstract:
A colocação do pronome clítico é uma das áreas críticas de aquisição do Português de Moçambique
(Gonçalves, 2010), implicando, por isso, a planificação de um conjunto de acções didácticas, quer para
melhorar a competência linguística desta população, na área referida, quer para verificar, com base nos
resultados de sequências e/ou dispositivos didácticos, o efeito obtido na competência linguística do grupo
alvo e avaliar a e adequação das oficinas aos alunos do ESG. Para o efeito, como objectivo geral, propõe-
se a construção e aplicação de um instrumento didáctico que ajude a solucionar os problemas que os alunos
do ESG encontram na colocação do pronome clítico. Relativamente à metodologia adoptada, no sentido de
responder às questões deste estudo, esta pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como população e uma
amostra de 10 estudantes da 11a classe da Escola Secundária Josina Machel, seleccionados aleatoriamente.
Pela natureza da pesquisa, os dados são recolhidos a partir de: i) inquérito sociolinguístico para obtenção
do perfil sociolinguístico dos alunos; ii) teste de produção provocada para elicitação dos dados e formação
do corpus; iii) oficina gramatical como dispositivo de intervenção didáctica; e iv) produção textual para a
avaliação da aprendizagem realizada após a intervenção. Os dados obtidos foram transformados e
convertidos com recurso à Google Forms e folhas excel. Como resultado, verificou-se que a oficina aplicada
aos alunos do ESG dá indícios de que este dispositivo didáctico ajuda a intervir no processo de aquisição
dos padrões de colocação do pronome clítico. Constatou-se também que este dispositivo didáctico é
adequado ao ESG, uma vez que o retorno dos alunos no âmbito do inquérito de percepção foi positivo.
Assim, é necessário que a aplicação da oficina seja sistemática e não pontual, porque, conforme constatado,
no ESG, nem as oficinas, nem a escrita são trabalhadas