dc.contributor.advisor |
Januário, Francisco |
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dc.contributor.author |
Tivane, Sílvia Enorde |
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dc.date.accessioned |
2025-07-17T11:04:42Z |
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dc.date.issued |
2024-09-01 |
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dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1452 |
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dc.description.abstract |
Este estudo tem como objectivo avaliar o impacto da participação dos pais ou encarregados
de educação (P/EE) no desempenho académico dos seus educandos (ED). O estudo resulta da
constatação de que a fraca participação dos P/EE no processo de ensino e aprendizagem
(PEA), que por sua vez pode resultar num baixo rendimento pedagógico dos ED o que
levantou suspeições em relação ao nível de envolvimento dos P/EE na vida escolar dos seus
ED. A presente pesquisa optou por uma abordagem mista, combinando informações
qualitativas e quantitativas de modo a alcançar uma compreensão completa do fenómeno em
estudo. Seleccionou-se uma amostra de 20 P/EE, sendo 6 do Colégio Midas (CM) e 14 da
Escola Secundária de Lhanguene (ESL), 5 professores e directores de turma (P/DT) do CM e
10 P/DT da ESL e 68 ED. Foram usadas duas técnicas para a recolha dos dados: o guião de
entrevista semi-estruturada (administrada aos P/DT e aos P/EE) e o questionário respondido
pelos ED. As práticas dos P/EE no CM e na ESL são a participação nas reuniões trimestrais e
conversas com os educandos sobre a escola; o contributo dos P/EE é negativo pois poucos
têm ajudado os seus educandos nos T.P.C, tem deixado este trabalho para terceiros como tios,
irmãos, explicador etc. A falta de paciência, o desleixo e a falta de tempo são alguns dos
factores que inibem a participação dos P/EE no processo de ensino e aprendizagem. As
práticas dos P/EE do ensino público e privado não se diferem muito, em ambos ensinos, pois
os mesmos não têm participado integralmente na vida escolar dos seus educandos.
Recomenda-se que faça uma análise profunda da participação dos P/EE e do seu contributo
de forma a melhorar a qualidade de ensino |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Participação de encarregados de educação |
en_US |
dc.subject |
Desempenho académico de educandos |
en_US |
dc.subject |
Qualidade de ensino |
en_US |
dc.subject |
Processo de ensino e aprendizagem |
en_US |
dc.subject |
Teaching and learning process |
en_US |
dc.subject |
Participation of guardians |
en_US |
dc.subject |
Quality of teaching |
en_US |
dc.subject |
Academic performance of students |
en_US |
dc.title |
Avaliação do impacto da participação dos pais e/ou encarregados de educação no desempenho escolar dos seus educandos: casos do Colégio Midas e da Escola Secundária de Lhanguene em Maputo |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.embargo |
2025-07-16 |
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dc.description.resumo |
This study aims to evaluate the impact of the participation of parents or guardians (P/G) on
the academic performance of their students (ED). The study results from the observation that
the weak participation of P/G in the teaching and learning process (TLP), which in turn can
result in low pedagogical performance of ED, which raised suspicions regarding the level of
involvement of P/G in the school life of their ED. This research opted for a mixed approach,
combining qualitative and quantitative information in order to achieve a complete
understanding of the phenomenon under study. A sample of 20 P/G was selected, 6 from
Midas College (MC) and 14 from Lhanguene Secondary School (LSS), 5 teachers and class
directors (T/CD) from MC and 10 P/DT from LSS and 68 ED. Two techniques were used to
collect data: a semi-structured interview guide (administered to the T/CD and the P/G) and a
questionnaire answered by the ED. The practices of the P/G in the MC and LSS are
participation in quarterly meetings and conversations with the students about the school; the
contribution of the P/G is negative because few have helped their students with their
homework, leaving this work to third parties such as uncles, siblings, tutors, etc. Lack of
patience, negligence and lack of time are some of the factors that inhibit the participation of
the P/G in the teaching and learning process. The practices of the P/G in public and private
education do not differ much in both educations, because they have not participated fully in
the school life of their students. It is recommended that an in-depth analysis of the
participation of the P/G and their contribution be made in order to improve the quality of
teaching |
en_US |