Abstract:
Este estudo tem como objectivo avaliar o impacto da participação dos pais ou encarregados
de educação (P/EE) no desempenho académico dos seus educandos (ED). O estudo resulta da
constatação de que a fraca participação dos P/EE no processo de ensino e aprendizagem
(PEA), que por sua vez pode resultar num baixo rendimento pedagógico dos ED o que
levantou suspeições em relação ao nível de envolvimento dos P/EE na vida escolar dos seus
ED. A presente pesquisa optou por uma abordagem mista, combinando informações
qualitativas e quantitativas de modo a alcançar uma compreensão completa do fenómeno em
estudo. Seleccionou-se uma amostra de 20 P/EE, sendo 6 do Colégio Midas (CM) e 14 da
Escola Secundária de Lhanguene (ESL), 5 professores e directores de turma (P/DT) do CM e
10 P/DT da ESL e 68 ED. Foram usadas duas técnicas para a recolha dos dados: o guião de
entrevista semi-estruturada (administrada aos P/DT e aos P/EE) e o questionário respondido
pelos ED. As práticas dos P/EE no CM e na ESL são a participação nas reuniões trimestrais e
conversas com os educandos sobre a escola; o contributo dos P/EE é negativo pois poucos
têm ajudado os seus educandos nos T.P.C, tem deixado este trabalho para terceiros como tios,
irmãos, explicador etc. A falta de paciência, o desleixo e a falta de tempo são alguns dos
factores que inibem a participação dos P/EE no processo de ensino e aprendizagem. As
práticas dos P/EE do ensino público e privado não se diferem muito, em ambos ensinos, pois
os mesmos não têm participado integralmente na vida escolar dos seus educandos.
Recomenda-se que faça uma análise profunda da participação dos P/EE e do seu contributo
de forma a melhorar a qualidade de ensino