dc.contributor.advisor |
Chilundo, Baltazar |
|
dc.contributor.author |
Lisboa, Macedo Cláudio Borge |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-07T11:04:32Z |
|
dc.date.available |
2025-07-07T11:04:32Z |
|
dc.date.issued |
2025-05-24 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1434 |
|
dc.description.abstract |
Actualmente, a satisfação dos clientes constitui o principal mecanismo de
concorrência e de sobrevivência das empresas. No sector da saúde, para além de ser a forma
mais apropriada de avaliar a qualidade dos serviços de saúde, a satisfação dos pacientes é tida
como meta a ser alcançada a todo custo.
O estudo visou avaliar o nível de satisfação dos pacientes internados no Hospital
Militar de Maputo em relação aos cuidados médicos e de enfermagem na perspectiva
comparativa entre os pacientes militares e não militares.
Foi aplicado um estudo descritivo transversal quantitativo, com envolvimento de
126 pacientes seleccionados por uma amostragem estratificada. Os dados foram captados por
meio de questionário e analisados com recurso ao SPSS versão 20.
Os resultados indicam elevados níveis de satisfação, tendo o grupo de pacientes
militares registado 97,4% e 98,4% de satisfação positiva sobre os cuidados médicos e de
enfermagem, respectivamente, contra 96,7% e 96,3% de satisfação positiva registado por
pacientes não militares, respectivamente. As proporções de satisfação negativa registadas pelos
pacientes militares foram de 2,6% para os cuidados médicos e 1,6% para os cuidados de
enfermagem, contra 3,3% e 3,7% de satisfação negativa registada pelos pacientes não militares,
respectivamente. Estatisticamente, não foram encontradas diferenças significativas na
satisfação geral entre os dois grupos comparados.
Os resultados sugerem que os padrões de atendimento de pacientes no Hospital
Militar de Maputo são elevados e equilibrados, independentemente do tipo de paciente
assistido, sendo este o factor determinante para altos níveis de satisfação registados |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Satisfação |
en_US |
dc.subject |
Pacientes militares |
en_US |
dc.subject |
Cuidados médicos |
en_US |
dc.subject |
Cuidados de enfermagem |
en_US |
dc.subject |
Pacientes não militares |
en_US |
dc.subject |
Military patients |
en_US |
dc.subject |
Medical care |
en_US |
dc.subject |
Nursing care |
en_US |
dc.subject |
Satisfaction |
en_US |
dc.subject |
Non-military patients |
en_US |
dc.title |
Satisfação dos pacientes internados no Hospital Militar de Maputo em relação aos cuidados médicos e de enfermagem: comparação entre os pacientes militares e não militares |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.resumo |
Currently, customer satisfaction is the main mechanism of competition and
survival of companies. In the health sector, in addition to being the most appropriate way to
assess the quality of health services, patient satisfaction is taken as a goal to be achieved at all
costs.
The study aimed to evaluate the level of satisfaction of patients admitted to the
Military Hospital of Maputo in relation to medical and nursing care in the comparative
perspective between military and non-military patients.
A quantitative cross-sectional descriptive study was applied, with the involvement
of 126 patients selected by a stratified sample. The data were collected through a questionnaire
and analyzed using SPSS.
The results indicate high levels of satisfaction, with the group of military patients
registering 97.4% and 98.4% positive satisfaction on medical and nursing care, respectively,
against 96.7% and 96.3% positive satisfaction recorded by non-military patients, respectively.
The proportions of negative satisfaction recorded by military patients were 2.6% for medical
care and 1.6% for nursing care, against 3.3% and 3.7% of negative satisfaction recorded by
non-military patients, respectively. Statistically, no significant differences were found in
overall satisfaction between the two groups compared.
The results suggest that the standards of patient care at the Military Hospital of
Maputo are high and balanced, regardless of the type of patient assisted, which is the
determining factor for high levels of satisfaction recorded |
en_US |