Abstract:
Actualmente, a satisfação dos clientes constitui o principal mecanismo de
concorrência e de sobrevivência das empresas. No sector da saúde, para além de ser a forma
mais apropriada de avaliar a qualidade dos serviços de saúde, a satisfação dos pacientes é tida
como meta a ser alcançada a todo custo.
O estudo visou avaliar o nível de satisfação dos pacientes internados no Hospital
Militar de Maputo em relação aos cuidados médicos e de enfermagem na perspectiva
comparativa entre os pacientes militares e não militares.
Foi aplicado um estudo descritivo transversal quantitativo, com envolvimento de
126 pacientes seleccionados por uma amostragem estratificada. Os dados foram captados por
meio de questionário e analisados com recurso ao SPSS versão 20.
Os resultados indicam elevados níveis de satisfação, tendo o grupo de pacientes
militares registado 97,4% e 98,4% de satisfação positiva sobre os cuidados médicos e de
enfermagem, respectivamente, contra 96,7% e 96,3% de satisfação positiva registado por
pacientes não militares, respectivamente. As proporções de satisfação negativa registadas pelos
pacientes militares foram de 2,6% para os cuidados médicos e 1,6% para os cuidados de
enfermagem, contra 3,3% e 3,7% de satisfação negativa registada pelos pacientes não militares,
respectivamente. Estatisticamente, não foram encontradas diferenças significativas na
satisfação geral entre os dois grupos comparados.
Os resultados sugerem que os padrões de atendimento de pacientes no Hospital
Militar de Maputo são elevados e equilibrados, independentemente do tipo de paciente
assistido, sendo este o factor determinante para altos níveis de satisfação registados