dc.contributor.advisor |
Reginaldo, José Salinas |
|
dc.contributor.advisor |
Silva, Delfina Benjamim Massangaie da |
|
dc.contributor.author |
Chilaúle, José Ernesto |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-07T10:04:39Z |
|
dc.date.issued |
2024-11-01 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1433 |
|
dc.description.abstract |
O estudo pretende analisar como a implementação das práticas de Educação Inclusiva são
levadas a cabo na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane,
com foco nos estudantes com deficiência sensorial visual. Para o alcance optámos por analisar
modelos e paradigmas teóricos vinculados a abordagem da Educação Inclusiva, na perspectiva
das barreiras, da acessibilidade e reflectir ao nível do processo de aprendizagem dos estudantes
com Necessidades Educativas Especiais sensorial do tipo visual. A proposta metodológica é de
natureza qualitativa, com recurso a revisão bibliográfica, relatórios, convenções, normas e leis,
onde apresentam uma perspectiva colectiva, no sentido de que a Educação Inclusiva consiste na
criação de um sistema abrangente em termos pedagógicos, materiais e estruturais, baseada em
soluções e equipação de tal maneira, que permita que qualquer estudante independentemente de
suas características possa aprender. O grupo-alvo envolvido são 7 estudantes com deficiência
visual, matriculados na Universidade e na Faculdade acima referida e 6 professores. Como
instrumentos de recolha de dados recorremos por entrevistas semiestruturada. Os resultados da
pesquisa indicam que o actual processo de ensino-aprendizagem nestas Faculdades,
circunscreve-se numa abordagem que consiste na integração universitária, onde estes, devem se
adaptar às condições criadas pela Instituição, embora, observa-se de forma tímida a preocupação
política de inclusão para a melhoria de condições de aprendizagem da comunidade académica no
geral |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Educação inclusiva |
en_US |
dc.subject |
Deficiência visual |
en_US |
dc.subject |
Integração escolar |
en_US |
dc.subject |
Tecnologia assistiva |
en_US |
dc.title |
Educação inclusiva: uma análise do caso dos estudantes com necessidades educativas especiais visuais da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane Maputo (2022-2023) |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.embargo |
2025-07-03 |
|
dc.description.resumo |
The study aims to analyze how the implementation of Inclusive Education practices are carried
out at the Faculty of Arts and Social Sciences at Eduardo Mondlane University, focusing on
students with visual sensory disabilities. To achieve this, we chose to analyze models and
theoretical paradigms linked to the Inclusive Education approach, from the perspective of
barriers, accessibility and reflect on the level of the learning process of students with Visual
Sensory Special Educational Needs. The methodological proposal is qualitative in nature, using
bibliographical review, reports, conventions, norms and laws, which present a collective
perspective, in the sense that Inclusive Education consists of the creation of a comprehensive
system in pedagogical, material and structural terms, based on solutions and equipment in such a
way that allows any student, regardless of their characteristics, to learn. The target group
involved are 7 visually impaired students, enrolled at the University and College above, and 6
teachers. As data collection instruments, we used semi-structured interviews. The research
results indicate that the current teaching-learning process in these Faculties is limited to an
approach that consists of university integration, where they must adapt to the conditions created
by the Institution, although political concern is observed in a timid way. of inclusion to improve
learning conditions for the academic community in general |
en_US |