Abstract:
O estudo pretende analisar como a implementação das práticas de Educação Inclusiva são
levadas a cabo na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane,
com foco nos estudantes com deficiência sensorial visual. Para o alcance optámos por analisar
modelos e paradigmas teóricos vinculados a abordagem da Educação Inclusiva, na perspectiva
das barreiras, da acessibilidade e reflectir ao nível do processo de aprendizagem dos estudantes
com Necessidades Educativas Especiais sensorial do tipo visual. A proposta metodológica é de
natureza qualitativa, com recurso a revisão bibliográfica, relatórios, convenções, normas e leis,
onde apresentam uma perspectiva colectiva, no sentido de que a Educação Inclusiva consiste na
criação de um sistema abrangente em termos pedagógicos, materiais e estruturais, baseada em
soluções e equipação de tal maneira, que permita que qualquer estudante independentemente de
suas características possa aprender. O grupo-alvo envolvido são 7 estudantes com deficiência
visual, matriculados na Universidade e na Faculdade acima referida e 6 professores. Como
instrumentos de recolha de dados recorremos por entrevistas semiestruturada. Os resultados da
pesquisa indicam que o actual processo de ensino-aprendizagem nestas Faculdades,
circunscreve-se numa abordagem que consiste na integração universitária, onde estes, devem se
adaptar às condições criadas pela Instituição, embora, observa-se de forma tímida a preocupação
política de inclusão para a melhoria de condições de aprendizagem da comunidade académica no
geral