dc.contributor.advisor |
Muianga, Baltazar |
|
dc.contributor.author |
Arone, Alice Arnaldo |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-07T10:02:22Z |
|
dc.date.issued |
2025-05-02 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1431 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho procura analisar as estratégias usadas pelas crianças para conciliar
trabalho infantil doméstico e escola, e verificar em que medida estas estratégias influenciam
no desempenho escolar destas crianças. O mesmo foi realizado em duas realidades distintas
sendo a rural (Comunidade de Michangulene) e urbana (Cidade de Maputo distrito municipal
Kamavota). Em termos de procedimentos metodológicos, o estudo é do tipo qualitativo e no
método de procedimento estudo de caso, definimos como técnicas de recolha de dados a
observação não participante, a entrevista semi-estrururada, pesquisa bibliográfica e grupo
focal. A amostra é composta por (20) crianças, subdividido em dois (2) grupos sendo um (1)
grupo de 10 crianças no distrito municipal Kamavota e outras 10 da comunidade de
Michangulene incluindo 05 professores como informantes-chave. Para o tratamento dos
participantes foram observados minuciosamente as questões éticas aplicáveis nos casos de
estudos com crianças. Com recurso a teoria da Estruturação de Anthony Giddens (2003), e a
teoria da reprodução interpretativa de William Corsaro (2002), a análise dos dados trouxe os
seguintes resultados: (i) analisando as questões de género e contexto socioeconómico
constatou-se que há uma maior inserção de meninas nesse tipo de trabalho, o que está ligado a
divisão do trabalho tendo em conta o género onde atribui-se às mulheres as responsabilidades
domésticas desde a infância; (ii) enquanto actores sociais e com recurso a sua capacidade
reflexiva as crianças, lêem e compreendem a realidade em que estão inseridas, e dai no
exercício da sua agência elas criam estratégias para conseguir conciliar o trabalho infantil
doméstico e a escola e desta forma obterem um bom desempenho escolar; (iii) estas estratégias
são funcionais de tal forma que permitem com que as crianças inseridas em trabalho infantil
doméstico na realidade pesquisada tenham um bom desempenho escolar |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Criança |
en_US |
dc.subject |
Trabalho infantil doméstico |
en_US |
dc.subject |
Desempenho escolar |
en_US |
dc.subject |
Estratégias de sobrevivência |
en_US |
dc.subject |
Comunidade de Michangulene |
en_US |
dc.subject |
Child |
en_US |
dc.subject |
Child domestic work |
en_US |
dc.subject |
School performance |
en_US |
dc.subject |
Survival strategies |
en_US |
dc.title |
Acordo às 5 horas, varrer quintal, lavar pratos, ir à escola às 6:40: um olhar sobre as estratégias usadas pelas crianças para conciliar trabalho e escola na comunidade de Michangulene e Distrito Municipal Kamavota (2023-2024) |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.embargo |
2025-07-03 |
|
dc.description.resumo |
This study seeks to analyze the strategies used by children to reconcile domestic work and
school and to see to what extent these strategies influence their school performance. It was
carried out in two different contexts: rural (Michangulene Community) and urban (Maputo
City, Kamavota Municipal District). In terms of methodological procedures, the study is of the
qualitative type and in the case study procedure method, we defined non-participant
observation, semi-structured interview, bibliographic research and focus group as data
collection techniques. The sample consists of (20) children, subdivided into two (2) groups,
one (1) group of 10 children in the Kamavota municipal district and the other 10 in the
Michangulene community, including 5 teachers as key informants. For the treatment of the
participants, the ethical issues applicable in the case of studies with children were carefully
observed. Using Anthony Giddens' theory of structuration (2003) and William Corsaro's
theory of interpretive reproduction (2002), data analysis yielded the following results: (i)
analysing gender issues and socio-economic context, it was found that girls are more involved
in this type of work, which is linked to the gender division of labour where women are given
domestic responsibilities from childhood; (ii) as social actors and using their reflexive
capacity, children read and understand the reality in which they are inserted, and from there, in
exercising their agency, they create strategies to manage to reconcile child domestic work and
school and thus obtain a good school performance; (iii) these strategies are functional in such
a way that they allow children inserted in child domestic work in the researched reality to have
a good school performance |
en_US |