Abstract:
O presente trabalho procura analisar as estratégias usadas pelas crianças para conciliar
trabalho infantil doméstico e escola, e verificar em que medida estas estratégias influenciam
no desempenho escolar destas crianças. O mesmo foi realizado em duas realidades distintas
sendo a rural (Comunidade de Michangulene) e urbana (Cidade de Maputo distrito municipal
Kamavota). Em termos de procedimentos metodológicos, o estudo é do tipo qualitativo e no
método de procedimento estudo de caso, definimos como técnicas de recolha de dados a
observação não participante, a entrevista semi-estrururada, pesquisa bibliográfica e grupo
focal. A amostra é composta por (20) crianças, subdividido em dois (2) grupos sendo um (1)
grupo de 10 crianças no distrito municipal Kamavota e outras 10 da comunidade de
Michangulene incluindo 05 professores como informantes-chave. Para o tratamento dos
participantes foram observados minuciosamente as questões éticas aplicáveis nos casos de
estudos com crianças. Com recurso a teoria da Estruturação de Anthony Giddens (2003), e a
teoria da reprodução interpretativa de William Corsaro (2002), a análise dos dados trouxe os
seguintes resultados: (i) analisando as questões de género e contexto socioeconómico
constatou-se que há uma maior inserção de meninas nesse tipo de trabalho, o que está ligado a
divisão do trabalho tendo em conta o género onde atribui-se às mulheres as responsabilidades
domésticas desde a infância; (ii) enquanto actores sociais e com recurso a sua capacidade
reflexiva as crianças, lêem e compreendem a realidade em que estão inseridas, e dai no
exercício da sua agência elas criam estratégias para conseguir conciliar o trabalho infantil
doméstico e a escola e desta forma obterem um bom desempenho escolar; (iii) estas estratégias
são funcionais de tal forma que permitem com que as crianças inseridas em trabalho infantil
doméstico na realidade pesquisada tenham um bom desempenho escolar