dc.contributor.advisor |
Muianga, Baltazar |
|
dc.contributor.author |
Paço, Isac Domingos Araújo Joaquim |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-07T09:56:14Z |
|
dc.date.issued |
2025-05-02 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1426 |
|
dc.description.abstract |
A presente dissertação buscou compreender as representações sociais das crianças sobre as
uniões prematuras em oito (08) bairros, nomeadamente: Nerrir, Namita, Borror, Magodone,
Supinho, Mola, Botão e Fitimela, do distrito de Nicoadala Sede (Zambézia, 2024). O estudo
explora a forma como a união prematura impacta a vida das crianças, na perspectiva delas, e
identifica as representações sociais que as crianças têm sobre as uniões prematuras. No que
concerne à metodologia usada, a pesquisa é de natureza qualitativa onde se aplicaram a
entrevista semi-estruturada e a observação simples como técnicas para apreender o problema.
Para a leitura dos dados, recorreu-se à teoria de representações sociais de Serge Moscovici
(1978), auxiliada pela teoria de reprodução interpretativa de Wiliam Corsaro (2000). Estas
teorias foram úteis para analisar como as normas culturais, práticas tradicionais e processos de
socialização influenciam a formação das representações das crianças sobre uniões prematuras,
considerando o contexto específico de Nicoadala. Os resultados do estudo indicaram que o
quotidiano das crianças em situação de uniões prematuras se restringe ao contexto doméstico, ou
seja, a vida delas limita-se em cuidar da casa, ir à machamba, cuidar do marido e da prole. No
que concerne às representações sociais, as crianças percebem as uniões prematuras de maneiras
distintas, reflectindo uma diversidade de experiências e contextos, na qual envolve aspectos
culturais, religiosos e sociais. Importa frisar que essas representações são construídas de acordo
com as experiências que as crianças se deparam nas suas redes sociais, de amizade, vizinhança,
familiaridade, entre outros |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Criança |
en_US |
dc.subject |
União prematura |
en_US |
dc.subject |
Representação social |
en_US |
dc.subject |
Família e comunidade |
en_US |
dc.subject |
Child |
en_US |
dc.subject |
Early union |
en_US |
dc.subject |
Social representation |
en_US |
dc.subject |
Family |
en_US |
dc.subject |
Community |
en_US |
dc.title |
Ligaram para o meu pai, ele disse que podiam me levar: um estudo sobre as representações sociais das crianças em torno de uniões prematuras no distrito de nicoadala (zambézia, 2024) |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.embargo |
2025-07-03 |
|
dc.description.resumo |
This dissertation aims to understand children's social representations of early unions in eight (08)
neighborhoods, namely: Nerrir, Namita, Borror, Magodone, Supinho, Mola, Botão and Fitimela, in the
district of Nicoadala Sede (Zambézia, 2024). The study explores how child marriage impacts on
children's lives, from their perspective, and identifies the social representations that children have about
child marriage. As far as the methodology is concerned, the research is qualitative in nature, using semi-
structured interviews and simple observation as techniques to understand the problem. In order to read the
data, Serge Moscovici's (1978) theory of social representations was used, aided by Wiliam Corsaro's
(2000) theory of interpretative reproduction. These theories were useful for analysing how cultural norms,
traditional practices and socialization processes influence the formation of children's representations of
early unions, considering the specific context of Nicoadala. The results of the study indicated that the
daily lives of children in situations of premature marriage are restricted to the domestic context, in other
words, their lives are limited to looking after the house, going to the fields, looking after their husbands
and their offspring. With regard to social representations, children perceive early marriages in different
ways, reflecting a diversity of experiences and contexts, involving cultural, religious and social aspects. It
is important to stress that these representations are constructed according to the experiences that children
encounter in their social networks, friendships, neighborhoods, family, among others |
en_US |