DSpace Repository

Ligaram para o meu pai, ele disse que podiam me levar: um estudo sobre as representações sociais das crianças em torno de uniões prematuras no distrito de nicoadala (zambézia, 2024)

Show simple item record

dc.contributor.advisor Muianga, Baltazar
dc.contributor.author Paço, Isac Domingos Araújo Joaquim
dc.date.accessioned 2025-07-07T09:56:14Z
dc.date.issued 2025-05-02
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1426
dc.description.abstract A presente dissertação buscou compreender as representações sociais das crianças sobre as uniões prematuras em oito (08) bairros, nomeadamente: Nerrir, Namita, Borror, Magodone, Supinho, Mola, Botão e Fitimela, do distrito de Nicoadala Sede (Zambézia, 2024). O estudo explora a forma como a união prematura impacta a vida das crianças, na perspectiva delas, e identifica as representações sociais que as crianças têm sobre as uniões prematuras. No que concerne à metodologia usada, a pesquisa é de natureza qualitativa onde se aplicaram a entrevista semi-estruturada e a observação simples como técnicas para apreender o problema. Para a leitura dos dados, recorreu-se à teoria de representações sociais de Serge Moscovici (1978), auxiliada pela teoria de reprodução interpretativa de Wiliam Corsaro (2000). Estas teorias foram úteis para analisar como as normas culturais, práticas tradicionais e processos de socialização influenciam a formação das representações das crianças sobre uniões prematuras, considerando o contexto específico de Nicoadala. Os resultados do estudo indicaram que o quotidiano das crianças em situação de uniões prematuras se restringe ao contexto doméstico, ou seja, a vida delas limita-se em cuidar da casa, ir à machamba, cuidar do marido e da prole. No que concerne às representações sociais, as crianças percebem as uniões prematuras de maneiras distintas, reflectindo uma diversidade de experiências e contextos, na qual envolve aspectos culturais, religiosos e sociais. Importa frisar que essas representações são construídas de acordo com as experiências que as crianças se deparam nas suas redes sociais, de amizade, vizinhança, familiaridade, entre outros en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.rights openAcess en_US
dc.subject Criança en_US
dc.subject União prematura en_US
dc.subject Representação social en_US
dc.subject Família e comunidade en_US
dc.subject Child en_US
dc.subject Early union en_US
dc.subject Social representation en_US
dc.subject Family en_US
dc.subject Community en_US
dc.title Ligaram para o meu pai, ele disse que podiam me levar: um estudo sobre as representações sociais das crianças em torno de uniões prematuras no distrito de nicoadala (zambézia, 2024) en_US
dc.type thesis en_US
dc.description.embargo 2025-07-03
dc.description.resumo This dissertation aims to understand children's social representations of early unions in eight (08) neighborhoods, namely: Nerrir, Namita, Borror, Magodone, Supinho, Mola, Botão and Fitimela, in the district of Nicoadala Sede (Zambézia, 2024). The study explores how child marriage impacts on children's lives, from their perspective, and identifies the social representations that children have about child marriage. As far as the methodology is concerned, the research is qualitative in nature, using semi- structured interviews and simple observation as techniques to understand the problem. In order to read the data, Serge Moscovici's (1978) theory of social representations was used, aided by Wiliam Corsaro's (2000) theory of interpretative reproduction. These theories were useful for analysing how cultural norms, traditional practices and socialization processes influence the formation of children's representations of early unions, considering the specific context of Nicoadala. The results of the study indicated that the daily lives of children in situations of premature marriage are restricted to the domestic context, in other words, their lives are limited to looking after the house, going to the fields, looking after their husbands and their offspring. With regard to social representations, children perceive early marriages in different ways, reflecting a diversity of experiences and contexts, involving cultural, religious and social aspects. It is important to stress that these representations are constructed according to the experiences that children encounter in their social networks, friendships, neighborhoods, family, among others en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account