Abstract:
A presente dissertação buscou compreender as representações sociais das crianças sobre as
uniões prematuras em oito (08) bairros, nomeadamente: Nerrir, Namita, Borror, Magodone,
Supinho, Mola, Botão e Fitimela, do distrito de Nicoadala Sede (Zambézia, 2024). O estudo
explora a forma como a união prematura impacta a vida das crianças, na perspectiva delas, e
identifica as representações sociais que as crianças têm sobre as uniões prematuras. No que
concerne à metodologia usada, a pesquisa é de natureza qualitativa onde se aplicaram a
entrevista semi-estruturada e a observação simples como técnicas para apreender o problema.
Para a leitura dos dados, recorreu-se à teoria de representações sociais de Serge Moscovici
(1978), auxiliada pela teoria de reprodução interpretativa de Wiliam Corsaro (2000). Estas
teorias foram úteis para analisar como as normas culturais, práticas tradicionais e processos de
socialização influenciam a formação das representações das crianças sobre uniões prematuras,
considerando o contexto específico de Nicoadala. Os resultados do estudo indicaram que o
quotidiano das crianças em situação de uniões prematuras se restringe ao contexto doméstico, ou
seja, a vida delas limita-se em cuidar da casa, ir à machamba, cuidar do marido e da prole. No
que concerne às representações sociais, as crianças percebem as uniões prematuras de maneiras
distintas, reflectindo uma diversidade de experiências e contextos, na qual envolve aspectos
culturais, religiosos e sociais. Importa frisar que essas representações são construídas de acordo
com as experiências que as crianças se deparam nas suas redes sociais, de amizade, vizinhança,
familiaridade, entre outros