dc.contributor.advisor |
Zimbico, Octávio José |
|
dc.contributor.author |
Modesto, Gilberto Manejo |
|
dc.date.accessioned |
2025-07-03T11:59:37Z |
|
dc.date.issued |
2025-05 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1425 |
|
dc.description.abstract |
O presente estudo tem como titulo “Liderança Transformacional no Ensino Superior em
Moçambique: Mecanismo de Implementação de Políticas de Formação no ISCISA (2023)”,
teve como objectivos específicos: identificar os comportamentos dos líderes relacionando o estilo
de liderança transformacional no ISCISA; descrever a relação entre a liderança transformacional
e a implementação de políticas de formação escolar em Moçambique, no contexto do ISCISA e
explicar a importância da liderança transformacional na implementação de políticas de formação
escolar em Moçambique, no contexto do ISCISA. Quanto à natureza do estudo é básico, quanto
ao objectivo é explicativo, a abordagem metodológica baseou-se no método misto, ou seja, a
abordagem combinada (quantitativa e qualitativa) e sobre o procedimento técnico recorreu-se
simultaneamente a pesquisa bibliográfica e documental. Utilizou-se o inquérito por questionário,
entrevista e a observação participante, como técnica de recolha de dados. O inquérito por
questionário foi aplicado aos funcionários da instituição em um número de 29, dos quais 15
técnicos, 8 docentes, 4 que exercem o cargo de direcção e chefia e 2 que não revelaram a sua
ocupação profissional. A análise documental, entrevista e inquéritos permitiu identificar as
condições de implementação de políticas de formação escolar em Moçambique, no contexto do
ISCISA bem como a importância da liderança transformacional na implementação da mesma. Os
resultados do estudo permitiram perceber que a direcção/líderes compreendem da necessidade de
implementação das políticas de formação e o uso dos métodos inclusivos nos debates de tomada
de decisão. Este aspecto pode contribuir para desenvolvimento da instituição e no melhoramento
das competências, habilidades e atitudes dos funcionários afectos na instituição. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Uem |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Liderança transformacional |
en_US |
dc.subject |
Política de formação |
en_US |
dc.subject |
Teorias da liderança |
en_US |
dc.subject |
ISCISA |
en_US |
dc.title |
Liderança transformacional no ensino superior em Moçambique: mecanismo de implementação de políticas de formação no ISCISA 2023 |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.embargo |
2025-07-03 |
|
dc.description.resumo |
The present study has the title “Transformational Leadership in Higher Education in Mozambique:
Training Policy Implementation Mechanism at ISCISA (2023)”, its specific objective was: to
identify the behaviors of leaders relating the transformational leadership style in ISCSA, describe
the relationship between transformational leadership and the implementation of school training
policies in Mozambique, in the context of ISCISA and explain the importance of transformational
leadership in the implementation of school training policies in Mozambique, in the context of
ISCISA. As for the nature of the study, it is basic, as for the objective, it is explanatory, the
methodological approach was based on the mixed method, that is, the combined approach
(quantitative and qualitative) and regarding the technical procedure, bibliographical and
documentary research was simultaneously used. As questionnaire survey, interview and
observation were used as data collection techniques. The questionnaire survey was applied to 29
employees of the institution, including 15 technicians, 8 teachers, 4 who hold management and
leadership positions and 2 who did not reveal their professional occupation. Document analysis,
interviews and surveys made it possible to identify the conditions for the implementation of school
training policies in Mozambique, in the context of ISCISA, as well as the importance of
transformational leadership in its implementation. The results of the study made it clear that
management/leaders understand the need to implement training policies and the use of inclusive
methods in decision-making debates. This aspect can contribute to the development of the
institution and the improvement of the skills, abilities and attitudes of employees assigned to the
institution. |
en_US |