DSpace Repository

Liderança transformacional no ensino superior em Moçambique: mecanismo de implementação de políticas de formação no ISCISA 2023

Show simple item record

dc.contributor.advisor Zimbico, Octávio José
dc.contributor.author Modesto, Gilberto Manejo
dc.date.accessioned 2025-07-03T11:59:37Z
dc.date.issued 2025-05
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1425
dc.description.abstract O presente estudo tem como titulo “Liderança Transformacional no Ensino Superior em Moçambique: Mecanismo de Implementação de Políticas de Formação no ISCISA (2023)”, teve como objectivos específicos: identificar os comportamentos dos líderes relacionando o estilo de liderança transformacional no ISCISA; descrever a relação entre a liderança transformacional e a implementação de políticas de formação escolar em Moçambique, no contexto do ISCISA e explicar a importância da liderança transformacional na implementação de políticas de formação escolar em Moçambique, no contexto do ISCISA. Quanto à natureza do estudo é básico, quanto ao objectivo é explicativo, a abordagem metodológica baseou-se no método misto, ou seja, a abordagem combinada (quantitativa e qualitativa) e sobre o procedimento técnico recorreu-se simultaneamente a pesquisa bibliográfica e documental. Utilizou-se o inquérito por questionário, entrevista e a observação participante, como técnica de recolha de dados. O inquérito por questionário foi aplicado aos funcionários da instituição em um número de 29, dos quais 15 técnicos, 8 docentes, 4 que exercem o cargo de direcção e chefia e 2 que não revelaram a sua ocupação profissional. A análise documental, entrevista e inquéritos permitiu identificar as condições de implementação de políticas de formação escolar em Moçambique, no contexto do ISCISA bem como a importância da liderança transformacional na implementação da mesma. Os resultados do estudo permitiram perceber que a direcção/líderes compreendem da necessidade de implementação das políticas de formação e o uso dos métodos inclusivos nos debates de tomada de decisão. Este aspecto pode contribuir para desenvolvimento da instituição e no melhoramento das competências, habilidades e atitudes dos funcionários afectos na instituição. en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Uem en_US
dc.rights openAcess en_US
dc.subject Liderança transformacional en_US
dc.subject Política de formação en_US
dc.subject Teorias da liderança en_US
dc.subject ISCISA en_US
dc.title Liderança transformacional no ensino superior em Moçambique: mecanismo de implementação de políticas de formação no ISCISA 2023 en_US
dc.type thesis en_US
dc.description.embargo 2025-07-03
dc.description.resumo The present study has the title “Transformational Leadership in Higher Education in Mozambique: Training Policy Implementation Mechanism at ISCISA (2023)”, its specific objective was: to identify the behaviors of leaders relating the transformational leadership style in ISCSA, describe the relationship between transformational leadership and the implementation of school training policies in Mozambique, in the context of ISCISA and explain the importance of transformational leadership in the implementation of school training policies in Mozambique, in the context of ISCISA. As for the nature of the study, it is basic, as for the objective, it is explanatory, the methodological approach was based on the mixed method, that is, the combined approach (quantitative and qualitative) and regarding the technical procedure, bibliographical and documentary research was simultaneously used. As questionnaire survey, interview and observation were used as data collection techniques. The questionnaire survey was applied to 29 employees of the institution, including 15 technicians, 8 teachers, 4 who hold management and leadership positions and 2 who did not reveal their professional occupation. Document analysis, interviews and surveys made it possible to identify the conditions for the implementation of school training policies in Mozambique, in the context of ISCISA, as well as the importance of transformational leadership in its implementation. The results of the study made it clear that management/leaders understand the need to implement training policies and the use of inclusive methods in decision-making debates. This aspect can contribute to the development of the institution and the improvement of the skills, abilities and attitudes of employees assigned to the institution. en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account