Abstract:
O presente estudo tem como titulo “Liderança Transformacional no Ensino Superior em
Moçambique: Mecanismo de Implementação de Políticas de Formação no ISCISA (2023)”,
teve como objectivos específicos: identificar os comportamentos dos líderes relacionando o estilo
de liderança transformacional no ISCISA; descrever a relação entre a liderança transformacional
e a implementação de políticas de formação escolar em Moçambique, no contexto do ISCISA e
explicar a importância da liderança transformacional na implementação de políticas de formação
escolar em Moçambique, no contexto do ISCISA. Quanto à natureza do estudo é básico, quanto
ao objectivo é explicativo, a abordagem metodológica baseou-se no método misto, ou seja, a
abordagem combinada (quantitativa e qualitativa) e sobre o procedimento técnico recorreu-se
simultaneamente a pesquisa bibliográfica e documental. Utilizou-se o inquérito por questionário,
entrevista e a observação participante, como técnica de recolha de dados. O inquérito por
questionário foi aplicado aos funcionários da instituição em um número de 29, dos quais 15
técnicos, 8 docentes, 4 que exercem o cargo de direcção e chefia e 2 que não revelaram a sua
ocupação profissional. A análise documental, entrevista e inquéritos permitiu identificar as
condições de implementação de políticas de formação escolar em Moçambique, no contexto do
ISCISA bem como a importância da liderança transformacional na implementação da mesma. Os
resultados do estudo permitiram perceber que a direcção/líderes compreendem da necessidade de
implementação das políticas de formação e o uso dos métodos inclusivos nos debates de tomada
de decisão. Este aspecto pode contribuir para desenvolvimento da instituição e no melhoramento
das competências, habilidades e atitudes dos funcionários afectos na instituição.