dc.contributor.advisor |
Macuane, José Jaime |
|
dc.contributor.author |
Miambo, Jaime da Cacilda |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-26T10:57:57Z |
|
dc.date.issued |
2024-10-30 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1424 |
|
dc.description.abstract |
Esta pesquisa objectiva compreender a dinâmica de Bolsões de Eficácia (BdE’s) no sector
público dos estados, com particular atenção para o sector do Ensino Superior público
moçambicano, onde procuramos testar a aplicabilidade do conceito de BdE e a
possibilidade de emergência de BdE’s no sector. A concretização deste objectivo partiu
do recorte das instituições do ensino superior (IES) públicas denominadas de classe A
(Universidades, Academias Militares e Paramilitares), com excepção das academias.
Com isso, argumenta-se que a despeito de perspectivas generalistas que concebem o
ensino superior público moçambicano como carecendo de falta de qualidade e ineficaz,
existem instituições do ensino superior públicas com relativa eficácia e/ou desempenho
institucional excepcional no sector. Dos dados empíricos recolhidos e com o apoio da
própria teoria de BdE’s e do Political Settlement, a pesquisa mostra que a UEM no sector
do ensino superior público moçambicano tem elementos suficientes para ser considerada
um BdE dentro do sector |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Bolsões de eficácia |
en_US |
dc.subject |
Sector público |
en_US |
dc.subject |
Ensino superior |
en_US |
dc.subject |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.subject |
Pockets of effectiveness |
en_US |
dc.subject |
Public sector |
en_US |
dc.subject |
University education |
en_US |
dc.title |
Emergência de bolsões de eficácia no ensino superior público em Moçambique? estudo sobre a Universidade Eduardo Mondlane (2011-2023) |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.embargo |
2025-06-26 |
|
dc.description.resumo |
The research aims to understand the dynamics of Pockets of Effectiveness in the public
sector of the states, with particular attention to the Mozambican public higher education
sector, where we seek to test the applicability of the PoE concept and the possibility of
emergence of PoE in the sector. The achievement of this objective came from the
selection of public higher education institutes (HEI’s) called Class A (Universities,
Military and Paramilitary Academies), with the exception of academies. With this, it
argued that despite generalist perspectives that conceive the Mozambican public higher
education as lacking in quality and ineffective, there are public higher education
institutions with relative effectiveness and/or exceptional institutional performance in the
sector. From the empirical data collected and with the support of PoE’s theory and
Political Settlement, the research shows that the UEM in the Mozambican public higher
education sector has sufficient elements to be considered a PoE within the sector |
en_US |