DSpace Repository

Emergência de bolsões de eficácia no ensino superior público em Moçambique? estudo sobre a Universidade Eduardo Mondlane (2011-2023)

Show simple item record

dc.contributor.advisor Macuane, José Jaime
dc.contributor.author Miambo, Jaime da Cacilda
dc.date.accessioned 2025-06-26T10:57:57Z
dc.date.issued 2024-10-30
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1424
dc.description.abstract Esta pesquisa objectiva compreender a dinâmica de Bolsões de Eficácia (BdE’s) no sector público dos estados, com particular atenção para o sector do Ensino Superior público moçambicano, onde procuramos testar a aplicabilidade do conceito de BdE e a possibilidade de emergência de BdE’s no sector. A concretização deste objectivo partiu do recorte das instituições do ensino superior (IES) públicas denominadas de classe A (Universidades, Academias Militares e Paramilitares), com excepção das academias. Com isso, argumenta-se que a despeito de perspectivas generalistas que concebem o ensino superior público moçambicano como carecendo de falta de qualidade e ineficaz, existem instituições do ensino superior públicas com relativa eficácia e/ou desempenho institucional excepcional no sector. Dos dados empíricos recolhidos e com o apoio da própria teoria de BdE’s e do Political Settlement, a pesquisa mostra que a UEM no sector do ensino superior público moçambicano tem elementos suficientes para ser considerada um BdE dentro do sector en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.rights openAcess en_US
dc.subject Bolsões de eficácia en_US
dc.subject Sector público en_US
dc.subject Ensino superior en_US
dc.subject Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.subject Pockets of effectiveness en_US
dc.subject Public sector en_US
dc.subject University education en_US
dc.title Emergência de bolsões de eficácia no ensino superior público em Moçambique? estudo sobre a Universidade Eduardo Mondlane (2011-2023) en_US
dc.type thesis en_US
dc.description.embargo 2025-06-26
dc.description.resumo The research aims to understand the dynamics of Pockets of Effectiveness in the public sector of the states, with particular attention to the Mozambican public higher education sector, where we seek to test the applicability of the PoE concept and the possibility of emergence of PoE in the sector. The achievement of this objective came from the selection of public higher education institutes (HEI’s) called Class A (Universities, Military and Paramilitary Academies), with the exception of academies. With this, it argued that despite generalist perspectives that conceive the Mozambican public higher education as lacking in quality and ineffective, there are public higher education institutions with relative effectiveness and/or exceptional institutional performance in the sector. From the empirical data collected and with the support of PoE’s theory and Political Settlement, the research shows that the UEM in the Mozambican public higher education sector has sufficient elements to be considered a PoE within the sector en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account