Abstract:
Esta pesquisa objectiva compreender a dinâmica de Bolsões de Eficácia (BdE’s) no sector
público dos estados, com particular atenção para o sector do Ensino Superior público
moçambicano, onde procuramos testar a aplicabilidade do conceito de BdE e a
possibilidade de emergência de BdE’s no sector. A concretização deste objectivo partiu
do recorte das instituições do ensino superior (IES) públicas denominadas de classe A
(Universidades, Academias Militares e Paramilitares), com excepção das academias.
Com isso, argumenta-se que a despeito de perspectivas generalistas que concebem o
ensino superior público moçambicano como carecendo de falta de qualidade e ineficaz,
existem instituições do ensino superior públicas com relativa eficácia e/ou desempenho
institucional excepcional no sector. Dos dados empíricos recolhidos e com o apoio da
própria teoria de BdE’s e do Political Settlement, a pesquisa mostra que a UEM no sector
do ensino superior público moçambicano tem elementos suficientes para ser considerada
um BdE dentro do sector