DSpace Repository

O contributo dos media digitais como estratégias para a visibilidade das instituições do ensino superior em Moçambique: caso da Universidade Pedagógica de Maputo

Show simple item record

dc.contributor.advisor Afonso, Sílvia
dc.contributor.author Neuara, Taualia Momade
dc.date.accessioned 2025-06-24T11:35:27Z
dc.date.issued 2024-10-01
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1420
dc.description.abstract Este estudo tem como tema "O Contributo dos Media Digitais como Estratégias para a Visibilidade das Instituições do Ensino Superior em Moçambique: Caso da Universidade Pedagógica de Maputo". O objectivo principal deste estudo é compreender o contributo dos media digitais para a visibilidade das instituições de ensino superior em Moçambique, com foco na Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo). O estudo adoptou uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com funcionários da UP-Maputo e inquérito por questionáo ao público-alvo. A análise dos dados foi realizada com recurso a técnicas de observação e análise de conteúdos. Os resultados da pesquisa indicaram que o Facebook é confirmado pela maioria (63%) de inquiridos, como plataforma estratégica de comunicação para a visibilidade da instituição, porém alguns entrevistados relataram dificuldades em encontrar as informações desejadas. Quanto aos conteudos, apesar do nível significativo de satisfação do público com as publicações da instituição em 49%, a falta de actualizações frequentes, a inadequação dos conteúdos às necessidades específicas dos usuários e a ausência de interactividade nas postagens justificam a existência de 28% de inquiridos insatisfeitos e 23% indecisos. Com base nos resultados obtidos, o estudo propõe diversas estratégias para a melhoria da comunicação institucional através dos media digitais, dentre as quais a actualização contínua das publicacoções com o envolvimento dos gestores das unidades orgânicas, a interactividade com os públicos da instituição através da página do Facebook e inclusão de outras plataformas digitais en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.rights openAcess en_US
dc.subject Media digitais en_US
dc.subject Estratégias de comunicação en_US
dc.subject Facebook en_US
dc.subject Universidade Pedagógica de Maputo en_US
dc.subject Visibilidade institucional en_US
dc.subject Institutional visibility en_US
dc.subject Communication strategies en_US
dc.subject Digital media en_US
dc.title O contributo dos media digitais como estratégias para a visibilidade das instituições do ensino superior em Moçambique: caso da Universidade Pedagógica de Maputo en_US
dc.type thesis en_US
dc.description.embargo 2025-06-24
dc.description.resumo The theme of this study is "The Contribution of Digital Media as Strategies for the Visibility of Higher Education Institutions in Mozambique: Case of the Pedagogical University of Maputo". The main objective of this study is to understand the contribution of digital media to the visibility of higher education institutions in Mozambique, with a focus on the Pedagogical University of Maputo (UP-Maputo). The study adopted a qualitative and quantitative approach, using semi-structured interviews with UP-Maputo employees and a survey by questioning the target audience. Data analysis was carried out using observation and content analysis techniques. The results of the survey indicated that Facebook is confirmed by the majority (63%) of respondents as a strategic communication platform for the visibility of the institution, but some respondents reported difficulties in finding the desired information. As for the contents, despite the significant level of public satisfaction with the institution's publications at 49%, the lack of frequent updates, the inadequacy of the content to the specific needs of users and the absence of interactivity in the posts justify the existence of 28% of dissatisfied respondents and 23% undecided. Based on the results obtained, the study proposes several strategies to improve institutional communication through digital media, including the continuous updating of publications with the involvement of the managers of the organic units, the interactivity with the institution's audiences through the Facebook page and the inclusion of other digital platforms en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account