dc.contributor.advisor |
Afonso, Sílvia |
|
dc.contributor.author |
Neuara, Taualia Momade |
|
dc.date.accessioned |
2025-06-24T11:35:27Z |
|
dc.date.issued |
2024-10-01 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1420 |
|
dc.description.abstract |
Este estudo tem como tema "O Contributo dos Media Digitais como Estratégias para a
Visibilidade das Instituições do Ensino Superior em Moçambique: Caso da Universidade
Pedagógica de Maputo". O objectivo principal deste estudo é compreender o contributo dos
media digitais para a visibilidade das instituições de ensino superior em Moçambique, com
foco na Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo). O estudo adoptou uma
abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com funcionários
da UP-Maputo e inquérito por questionáo ao público-alvo. A análise dos dados foi realizada
com recurso a técnicas de observação e análise de conteúdos. Os resultados da pesquisa
indicaram que o Facebook é confirmado pela maioria (63%) de inquiridos, como plataforma
estratégica de comunicação para a visibilidade da instituição, porém alguns entrevistados
relataram dificuldades em encontrar as informações desejadas. Quanto aos conteudos, apesar
do nível significativo de satisfação do público com as publicações da instituição em 49%, a
falta de actualizações frequentes, a inadequação dos conteúdos às necessidades específicas
dos usuários e a ausência de interactividade nas postagens justificam a existência de 28% de
inquiridos insatisfeitos e 23% indecisos. Com base nos resultados obtidos, o estudo propõe
diversas estratégias para a melhoria da comunicação institucional através dos media digitais,
dentre as quais a actualização contínua das publicacoções com o envolvimento dos gestores
das unidades orgânicas, a interactividade com os públicos da instituição através da página do
Facebook e inclusão de outras plataformas digitais |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Media digitais |
en_US |
dc.subject |
Estratégias de comunicação |
en_US |
dc.subject |
Facebook |
en_US |
dc.subject |
Universidade Pedagógica de Maputo |
en_US |
dc.subject |
Visibilidade institucional |
en_US |
dc.subject |
Institutional visibility |
en_US |
dc.subject |
Communication strategies |
en_US |
dc.subject |
Digital media |
en_US |
dc.title |
O contributo dos media digitais como estratégias para a visibilidade das instituições do ensino superior em Moçambique: caso da Universidade Pedagógica de Maputo |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.embargo |
2025-06-24 |
|
dc.description.resumo |
The theme of this study is "The Contribution of Digital Media as Strategies for the Visibility
of Higher Education Institutions in Mozambique: Case of the Pedagogical University of
Maputo". The main objective of this study is to understand the contribution of digital media to
the visibility of higher education institutions in Mozambique, with a focus on the Pedagogical
University of Maputo (UP-Maputo). The study adopted a qualitative and quantitative
approach, using semi-structured interviews with UP-Maputo employees and a survey by
questioning the target audience. Data analysis was carried out using observation and content
analysis techniques. The results of the survey indicated that Facebook is confirmed by the
majority (63%) of respondents as a strategic communication platform for the visibility of the
institution, but some respondents reported difficulties in finding the desired information. As
for the contents, despite the significant level of public satisfaction with the institution's
publications at 49%, the lack of frequent updates, the inadequacy of the content to the specific
needs of users and the absence of interactivity in the posts justify the existence of 28% of
dissatisfied respondents and 23% undecided. Based on the results obtained, the study
proposes several strategies to improve institutional communication through digital media,
including the continuous updating of publications with the involvement of the managers of
the organic units, the interactivity with the institution's audiences through the Facebook page
and the inclusion of other digital platforms |
en_US |