Abstract:
Este estudo tem como tema "O Contributo dos Media Digitais como Estratégias para a
Visibilidade das Instituições do Ensino Superior em Moçambique: Caso da Universidade
Pedagógica de Maputo". O objectivo principal deste estudo é compreender o contributo dos
media digitais para a visibilidade das instituições de ensino superior em Moçambique, com
foco na Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo). O estudo adoptou uma
abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com funcionários
da UP-Maputo e inquérito por questionáo ao público-alvo. A análise dos dados foi realizada
com recurso a técnicas de observação e análise de conteúdos. Os resultados da pesquisa
indicaram que o Facebook é confirmado pela maioria (63%) de inquiridos, como plataforma
estratégica de comunicação para a visibilidade da instituição, porém alguns entrevistados
relataram dificuldades em encontrar as informações desejadas. Quanto aos conteudos, apesar
do nível significativo de satisfação do público com as publicações da instituição em 49%, a
falta de actualizações frequentes, a inadequação dos conteúdos às necessidades específicas
dos usuários e a ausência de interactividade nas postagens justificam a existência de 28% de
inquiridos insatisfeitos e 23% indecisos. Com base nos resultados obtidos, o estudo propõe
diversas estratégias para a melhoria da comunicação institucional através dos media digitais,
dentre as quais a actualização contínua das publicacoções com o envolvimento dos gestores
das unidades orgânicas, a interactividade com os públicos da instituição através da página do
Facebook e inclusão de outras plataformas digitais