dc.contributor.advisor |
Guissemo, Manuel |
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dc.contributor.advisor |
Silva, Lurdes Rodrigues da |
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dc.contributor.author |
Mavota, Luís Isaías |
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dc.date.accessioned |
2025-05-23T09:28:58Z |
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dc.date.issued |
2024-09-30 |
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dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1415 |
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dc.description.abstract |
O Homem é um ser social, por isso dialógico, o que significa que ele necessita de interagir com
o seu semelhante para satisfazer as suas necessidades, desde as mais simples até às mais
complexas. Essa interacção é realizada com recurso à linguagem, seja verbal, não-verbal ou
multimodal. As conversas, embora possam ser simétricas, comummente, têm em si subjacente
o poder, enquanto capacidade de influenciar os outros. O poder decorre dos papéis sociais que
os interlocutores ocupam nas organizações sociais, não sendo excepção a interacção de
indivíduos de géneros diferentes. As assimetrias de poder na interacção conversacional
manifestam-se através das escolhas linguísticas. É, portanto, neste contexto que surge a
presente pesquisa intitulada “As conversações quotidianas e as assimetrias de poder entre
homens e mulheres em Xificundri”, cujo objectivo central é analisar a ocorrência de
assimetrias de poder com recurso a elementos linguísticos de natureza pragmática na interacção
quotidiana entre homens e mulheres em diferentes domínios sociais. O estudo é qualitativo,
tendo, fundamentalmente, recorrido à observação directa como principal técnica de recolha de
dados, com destaque às gravações de conversas para a constituição do corpus e às entrevistas
para esclarecer a ocorrência de alguns comportamentos de interlocutores durante as diferentes
interacções conversacionais gravadas. O estudo foi realizado no bairro de Xificundri,
localidade de Ngalundi, posto administrativo de Bobole, distrito de Marracuene, e os dados
foram recolhidos nos domínios laboral, religioso, familiar e entretenimento. A pesquisa
constatou que, na interacção entre homens e mulheres, existem assimetrias de poder, motivadas
por diferentes factores sociais, destacando-se a função que os interlocutores exercem no meio
social ou organizacional, razão por que não se pode afirmar, a priori, que, numa interacção, o
poder é exercido pelos homens ou pelas mulheres. Os resultados do estudo mostram que, no
DL, dependendo do contexto da conversa, existe, por um lado, uma tendência de ocultar o
poder com recurso à polidez da face e ao não uso de actos directivos directos. Por outro, há
tendência de se recorrer ao poder institucional para consubstanciar algum posicionamento. No
DR, a tendência é contrária, havendo preocupação de se exercer o poder de diferentes maneiras,
com destaque para a não produção de turnos adjacentes, o não uso de formas de tratamento por
parte dos homens, a monopolização da fala e turnos excessivamente longos. Na família, o poder
é decorrente do processo de socialização que se inculca nos membros da sociedade, colocando
o homem sempre num lugar de poder, que se manifesta com recurso à deixis, actos de fala,
estratégias de coortesia, entre outros. Por último, no domínio do entretenimento, as relações de
poder revelaram-se ser de grau zero, havendo, porém, eventos de interacção em que os
interlocutores, por alguma razão, reclamam o poder. O estudo conclui que o poder, dependendo
do domínio e do papel social dos interlocutores, pode ser exercido tanto por homens, assim
como por mulheres |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Assimetrias de poder |
en_US |
dc.subject |
Actos de fala |
en_US |
dc.subject |
Deixis social |
en_US |
dc.subject |
Cortesia e turno de fala |
en_US |
dc.subject |
Interacção |
en_US |
dc.title |
As conversações quotidianas e as assimetrias de poder entre homens e mulheres em Xificundri |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.embargo |
2025-05-22 |
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dc.description.resumo |
Man is a social being, therefore dialogical, which means that he needs to interact with his
fellows to satisfy his needs, from the simplest to the most complex ones. This interaction occurs
through language use, whether verbal, non-verbal or multimodal. Talks-in interaction, although
they may be symmetrical at times, generally power also underlies them. This means the ability
to influence others. Power arises from the social roles/positions that the interlocutors occupy
in social organizations, with the interaction of individuals of opposite genders being no
exception. Power asymmetries in talk-in-interaction manifest themselves through linguistic
choices. It is, therefore, in this context that the present research entitled “Daily conversations
and power asymmetries between men and women in Xificundri” arises, whose central objective
is to analyze the occurrence of power asymmetries through linguistic elements of pragmatic
nature in the daily interaction between men and women in different social domains. The study
is qualitative and the main technique employed for data collection is direct observation, which
consisted of using interviews and recordings of conversations to create the corpus so as to
clarify some of the interlocutors' behaviors during the different assisted/recorded interactions.
The Data were collected in four social domains namely – work, religious, family and
entertainment, in the neighbourhood of Xificundri, Ngalundi, administrative post of Bobole,
Marracuene district. The research findings show that, in the interaction between men and
women, there are, indeed, asymmetries of power, motivated by different social factors, with
special emphasis on the role or function that the interlocutors occupy in a given organization,
although it is not possible to state a priori that power is either exercised by men or women. It
was also concluded that, at the workplace, depending on the context of the conversation, there
is, on the one hand, tendency to hide power by resorting to politeness and not using direct
directive acts. On the other hand, there is a tendency to resort to institutional power to assert a
position. In the religious domain, the trend is opposite, with concerns about exercising power
in different ways, with emphasis on the non-production of adjacent turns, the non-use of forms
of address by men, and the monopolization of speech by making it excessively long. In the
family, power derives from the socialization process that is inculcated in members of society,
always placing men in the position of power, which manifests itself through the use of deixis,
speech acts, courtesy strategies, among others. Finally, in the entertainment domain, power
relations generally revealed themselves to be of zero degree, with, however, interaction events
in which some of the interlocutors, for some reason, claim power. In general, the study
concludes that power can be exercised either by men or women, depending on the domain and
social roles played by the interlocutors’ involved. Therefore, it can’t be assumed that during
interaction with women, men are the ones who exercise power |
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