dc.contributor.advisor |
Nipassa, Orlando |
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dc.contributor.author |
Cumaio, Onésia Lurdes Estêvão |
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dc.date.accessioned |
2025-05-15T11:38:04Z |
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dc.date.available |
2025-05-15T11:38:04Z |
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dc.date.issued |
2025-04 |
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dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1407 |
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dc.description.abstract |
A presente dissertação analisa as estratégias implementadas pela Universidade Eduardo
Mondlane para o Alcance da Equidade de Género à luz dos Objectivos de
Desenvolvimento Sustentável, uma vez constatada a fraca presença de docentes do sexo
feminino na Universidade Eduardo Mondlane, assim como em altos cargos de chefia.
Sob o argumento de que políticas e estratégias institucionais podem contribuir para a
promoção da igualdade de oportunidades entre mulheres e homens, através do
reconhecimento como forma alternativa para o alcance da justiça social, a partir da
adopção da paridade participativa como princípio básico, esta pesquisa problematizou o
contributo das estratégias implementadas pela UEM no alcance da igualdade de
oportunidades entre docentes do sexo masculino e feminino dentro da universidade. A
partir da pesquisa quantitativa e qualitativa, foram aplicados 168 inquéritos a docentes
de ambos os sexos (10% da população do estudo) em cada uma das 6 escolas e 11
faculdades da UEM. A análise de dados, com base na teoria do reconhecimento de
Nancy Fraser constatou-se que as disparidades de género estão associadas às injustiças
culturais alicerçadas em padrões sociais androcêntricos institucionalizados e que a
desconstrução desses padrões e a revalorização da identidade mulher podem contribuir
para o equilíbrio de género na UEM. Desta feita, as conclusões consideram a validação
da hipótese desta pesquisa segundo a qual as estratégias implementadas pela UEM vêm
contribuindo para o alcance da igualdade de oportunidades entre docentes do sexo
masculino e feminino, embora muito aquém dos objectivos pré-definidos pela mesma
instituição. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Equidade de género |
en_US |
dc.subject |
Políticas públicas |
en_US |
dc.subject |
Desenvolvimento sustentável |
en_US |
dc.subject |
Ensino Superior |
en_US |
dc.subject |
Gender equity |
en_US |
dc.subject |
Public politics |
en_US |
dc.subject |
Sustainable development |
en_US |
dc.subject |
Higher education |
en_US |
dc.title |
Análise das estratégias implementadas pela Universidade Eduardo Mondlane para o alcance da equidade de género à luz dos objectivos dodesenvolvimento sustentável |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.resumo |
This dissertation analyses the strategies implemented by the Eduardo Mondlane
University to achieve gender equity, in the light of the Sustainable Development Goals,
once the weak presence of female lectures at Eduardo Mondlane University was noted,
as well as in senior positions. Under the argument that institutional policies and
strategies can contribute to the promotion of equal opportunities for women and men,
through recognition as an alternate way of achieving social justice, based on the
adoption of participatory parity as a basic principle, this research problematized the
contribution of the strategies implemented by UEM in achieving equal opportunities for
male and female teachers within the university. Through quantitative and qualitative
research, 168 surveys were administered to teachers of both sexes (10% of the study
population) in each of the 6 schools and 11 colleges at UEM. Data analysis, based on
Nancy Fraser’s theory of recognition, found that gender disparities are associated with
cultural injustices based on institutional androcentric social standard and that revaluing
women's identities and deconstructing these standards can contribute to gender balance
at UEM. The conclusions, thus, validate the hypothesis of this research, according to
which the strategies implemented by UEM have contributed to achieving equal
opportunities for teachers (men and women), although far beyond the objectives pre-
defined by the institution itself. |
en_US |