Abstract:
A presente dissertação analisa as estratégias implementadas pela Universidade Eduardo
Mondlane para o Alcance da Equidade de Género à luz dos Objectivos de
Desenvolvimento Sustentável, uma vez constatada a fraca presença de docentes do sexo
feminino na Universidade Eduardo Mondlane, assim como em altos cargos de chefia.
Sob o argumento de que políticas e estratégias institucionais podem contribuir para a
promoção da igualdade de oportunidades entre mulheres e homens, através do
reconhecimento como forma alternativa para o alcance da justiça social, a partir da
adopção da paridade participativa como princípio básico, esta pesquisa problematizou o
contributo das estratégias implementadas pela UEM no alcance da igualdade de
oportunidades entre docentes do sexo masculino e feminino dentro da universidade. A
partir da pesquisa quantitativa e qualitativa, foram aplicados 168 inquéritos a docentes
de ambos os sexos (10% da população do estudo) em cada uma das 6 escolas e 11
faculdades da UEM. A análise de dados, com base na teoria do reconhecimento de
Nancy Fraser constatou-se que as disparidades de género estão associadas às injustiças
culturais alicerçadas em padrões sociais androcêntricos institucionalizados e que a
desconstrução desses padrões e a revalorização da identidade mulher podem contribuir
para o equilíbrio de género na UEM. Desta feita, as conclusões consideram a validação
da hipótese desta pesquisa segundo a qual as estratégias implementadas pela UEM vêm
contribuindo para o alcance da igualdade de oportunidades entre docentes do sexo
masculino e feminino, embora muito aquém dos objectivos pré-definidos pela mesma
instituição.