dc.contributor.advisor |
Mosse, Emílio |
|
dc.contributor.author |
Tsutsumer, Vitorina Luciano |
|
dc.date.accessioned |
2025-05-15T10:20:59Z |
|
dc.date.available |
2025-05-15T10:20:59Z |
|
dc.date.issued |
2025-02 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1402 |
|
dc.description.abstract |
Com a evolução tecnológica, o sistema bancário transformou-se, permitindo que muitos
serviços sejam oferecidos de forma autônoma através dos ATMs. No entanto, em Moçambique
esses equipamentos não são devidamente implementados e configurados para serem acessíveis
a pessoas com deficiência visual, o que motivou esta pesquisa.
O estudo consiste em uma análise qualitativa que busca identificar e avaliar os obstáculos
enfrentados por Pessoas com Deficiência Visual ao utilizar os ATMs, propondo soluções
inclusivas que eliminem as barreiras existentes.
Para entender melhor a situação, foram realizadas diversas actividades, incluindo testes
práticos em ATMs de diferentes bancos, entrevistas com profissionais de acessibilidade e
deficiência, a aplicação de questionários e a observação directa de Pessoas Com Deficiência
Visual durante o uso do equipamento. De igual modo a revisão bibliográfica também foi
essencial para fundamentar as análises.
Os dados coletados possibilitaram a formulação de acções baseadas no Modelo da Teoria de
Mudança, sugerindo adequações nas esferas legislativa, tecnológica e arquitectónica. Essas
acções visam mitigar as dificuldades actuais na utilização dos ATMs e promover um ambiente
mais inclusivo.
Além disso, foram identificadas entidades governamentais responsáveis pela implementação
dessas mudanças, com foco na promoção do Desenho Universal e nas directrizes do Modelo
Social de Deficiência.
O objectivo é garantir que todos os cidadãos tenham acesso equitativo aos serviços bancários,
alinhando-se aos compromissos internacionais assumidos por Moçambique na Agenda 2030. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Automated Teller Machine |
en_US |
dc.subject |
ATMs |
en_US |
dc.subject |
Deficiência visual |
en_US |
dc.subject |
Desenho universal |
en_US |
dc.subject |
Visual Impairment |
en_US |
dc.title |
Avaliação do processo de inclusão de pessoas com deficiência visual no acesso Aos Automated Teller Machine (ATMs) em Moçambique |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.resumo |
With technological development, the banking system has changed, allowing many services to
be offered autonomously through ATMs. However, in Mozambique this equipment is not
properly implemented and configured to be accessible to visually impaired people, which is
what prompted this research.
The study consists of a qualitative analysis that seeks to identify and evaluate the obstacles faced
by visually impaired people when using ATMs, proposing inclusive solutions that eliminate
existing barriers.
In order to better understand the situation, various activities were carried out, including practical
tests at ATMs in different banks, interviews with accessibility and disability professionals, the
application of questionnaires and direct observation of visually impaired people using the
equipment. A literature review was also essential to support the analysis.
The data collected made it possible to formulate actions based on the Theory of Change Model,
suggesting adjustments in the legislative, technological and architectural spheres. These actions
aim to mitigate the current difficulties in using ATMs and promote a more inclusive
environment.
In addition, government organisations responsible for implementing these changes were
identified, with a focus on promoting Universal Design and the guidelines of the Social Model
of Disability.
The aim is to ensure that all citizens have equitable access to banking services, in line with the
international commitments made by Mozambique in the 2030 Agenda. |
en_US |