DSpace Repository

Os determinantes da fidelidade do estudante universitário: um estudo sobre as instituições de ensino superior em Moçambique

Show simple item record

dc.contributor.advisor Gonçalves, Vitor
dc.contributor.author Rajá, Estácio Dinazarte Omar
dc.date.accessioned 2025-05-06T09:38:07Z
dc.date.available 2025-05-06T09:38:07Z
dc.date.issued 2025-03
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1246
dc.description.abstract O crescimento rápido do número de instituições de ensino superior (IES) aumentou a competição em atrair e reter os melhores estudantes, tendo incrementado o foco na satisfação dos estudantes, qualidade de serviços e reputação institucional. A sustentabilidade, relevância e legitimidade dessas instituições estão directamente associadas a esses factores. O problema de pesquisa deste estudo reside em compreender os determinantes da fidelidade dos estudantes universitários, focando-se na qualidade de serviços, satisfação e reputação institucional no contexto moçambicano. O objetivo geral é investigar como esses factores influenciam a fidelidade dos estudantes, propondo um modelo conceptual para explicar essas interacções. O estudo adoptou uma abordagem quantitativa, utilizando inquéritos aplicados a uma amostra de 463 estudantes de IES em Moçambique, seleccionados por amostragem por conveniência e bola-de-neve. A recolha de dados foi feita por questionários electrônicos, e a análise dos dados foi realizada através da modelagem de equações estruturais (PLS-SEM) para testar as hipóteses e avaliar as relações entre variáveis latentes. Os resultados indicam que a reputação institucional e a satisfação dos estudantes têm um impacto significativo na fidelidade, mediando a relação entre qualidade de serviços e fidelidade estudantil. Contudo, a qualidade de serviços, por si só, não afecta directamente a fidelidade dos estudantes, mas actua indirectamente através da satisfação e reputação. A conclusão geral destaca que a fidelidade estudantil depende de uma combinação de factores relacionados à qualidade de serviços, satisfação e reputação institucional. A recomendação- chave é que as IES devem investir em estratégias para melhorar a satisfação e a reputação, pois são factores determinantes para fortalecer a fidelidade dos estudantes. en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.rights openAcess en_US
dc.subject Fidelidade do estudante en_US
dc.subject Qualidade de serviços en_US
dc.subject Reputação institucional en_US
dc.subject Satisfação do estudante en_US
dc.subject Student loyalty en_US
dc.subject Service quality en_US
dc.subject Corporate reputation en_US
dc.subject Student satisfaction en_US
dc.title Os determinantes da fidelidade do estudante universitário: um estudo sobre as instituições de ensino superior em Moçambique en_US
dc.type thesis en_US
dc.description.resumo The rapid growth in the number of higher education institutions (HEIs) has increased competition to attract and retain the best students, thereby heightening the focus on student satisfaction, service quality, and institutional reputation. The sustainability, relevance, and legitimacy of these institutions are directly linked to these factors. The research problem of this study is to understand the determinants of student loyalty, focusing on service quality, satisfaction, and institutional reputation in the Mozambican context. The general objective is to investigate how these factors influence student loyalty, proposing a conceptual model to explain these interactions. The study adopted a quantitative approach, using surveys applied to a sample of 463 students from HEIs in Mozambique, selected through convenience and snowball sampling. Data collection was conducted via electronic questionnaires, and data analysis was performed using Structural Equation Modeling (PLS-SEM) to test the hypotheses and evaluate the relationships between latent variables. The results indicate that institutional reputation and student satisfaction have a significant impact on loyalty, mediating the relationship between service quality and student loyalty. However, service quality alone does not directly affect student loyalty but acts indirectly through satisfaction and reputation. The general conclusion highlights that student loyalty depends on a combination of factors related to service quality, satisfaction, and institutional reputation. The key recommendation is that HEIs should invest in strategies to improve satisfaction and reputation, as these are critical factors in strengthening student loyalty. en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account