dc.contributor.advisor |
Gonçalves, Vitor |
|
dc.contributor.author |
Rajá, Estácio Dinazarte Omar |
|
dc.date.accessioned |
2025-05-06T09:38:07Z |
|
dc.date.available |
2025-05-06T09:38:07Z |
|
dc.date.issued |
2025-03 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1246 |
|
dc.description.abstract |
O crescimento rápido do número de instituições de ensino superior (IES) aumentou
a competição em atrair e reter os melhores estudantes, tendo incrementado o foco na
satisfação dos estudantes, qualidade de serviços e reputação institucional. A
sustentabilidade, relevância e legitimidade dessas instituições estão directamente associadas
a esses factores. O problema de pesquisa deste estudo reside em compreender os
determinantes da fidelidade dos estudantes universitários, focando-se na qualidade de
serviços, satisfação e reputação institucional no contexto moçambicano. O objetivo geral é
investigar como esses factores influenciam a fidelidade dos estudantes, propondo um modelo
conceptual para explicar essas interacções.
O estudo adoptou uma abordagem quantitativa, utilizando inquéritos aplicados a uma
amostra de 463 estudantes de IES em Moçambique, seleccionados por amostragem por
conveniência e bola-de-neve. A recolha de dados foi feita por questionários electrônicos, e
a análise dos dados foi realizada através da modelagem de equações estruturais (PLS-SEM)
para testar as hipóteses e avaliar as relações entre variáveis latentes.
Os resultados indicam que a reputação institucional e a satisfação dos estudantes têm
um impacto significativo na fidelidade, mediando a relação entre qualidade de serviços e
fidelidade estudantil. Contudo, a qualidade de serviços, por si só, não afecta directamente a
fidelidade dos estudantes, mas actua indirectamente através da satisfação e reputação. A
conclusão geral destaca que a fidelidade estudantil depende de uma combinação de factores
relacionados à qualidade de serviços, satisfação e reputação institucional. A recomendação-
chave é que as IES devem investir em estratégias para melhorar a satisfação e a reputação,
pois são factores determinantes para fortalecer a fidelidade dos estudantes. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Fidelidade do estudante |
en_US |
dc.subject |
Qualidade de serviços |
en_US |
dc.subject |
Reputação institucional |
en_US |
dc.subject |
Satisfação do estudante |
en_US |
dc.subject |
Student loyalty |
en_US |
dc.subject |
Service quality |
en_US |
dc.subject |
Corporate reputation |
en_US |
dc.subject |
Student satisfaction |
en_US |
dc.title |
Os determinantes da fidelidade do estudante universitário: um estudo sobre as instituições de ensino superior em Moçambique |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.resumo |
The rapid growth in the number of higher education institutions (HEIs) has increased
competition to attract and retain the best students, thereby heightening the focus on student
satisfaction, service quality, and institutional reputation. The sustainability, relevance, and
legitimacy of these institutions are directly linked to these factors. The research problem of
this study is to understand the determinants of student loyalty, focusing on service quality,
satisfaction, and institutional reputation in the Mozambican context. The general objective
is to investigate how these factors influence student loyalty, proposing a conceptual model
to explain these interactions.
The study adopted a quantitative approach, using surveys applied to a sample of 463
students from HEIs in Mozambique, selected through convenience and snowball sampling.
Data collection was conducted via electronic questionnaires, and data analysis was
performed using Structural Equation Modeling (PLS-SEM) to test the hypotheses and
evaluate the relationships between latent variables.
The results indicate that institutional reputation and student satisfaction have a
significant impact on loyalty, mediating the relationship between service quality and student
loyalty. However, service quality alone does not directly affect student loyalty but acts
indirectly through satisfaction and reputation. The general conclusion highlights that student
loyalty depends on a combination of factors related to service quality, satisfaction, and
institutional reputation. The key recommendation is that HEIs should invest in strategies to
improve satisfaction and reputation, as these are critical factors in strengthening student
loyalty. |
en_US |