Abstract:
O crescimento rápido do número de instituições de ensino superior (IES) aumentou
a competição em atrair e reter os melhores estudantes, tendo incrementado o foco na
satisfação dos estudantes, qualidade de serviços e reputação institucional. A
sustentabilidade, relevância e legitimidade dessas instituições estão directamente associadas
a esses factores. O problema de pesquisa deste estudo reside em compreender os
determinantes da fidelidade dos estudantes universitários, focando-se na qualidade de
serviços, satisfação e reputação institucional no contexto moçambicano. O objetivo geral é
investigar como esses factores influenciam a fidelidade dos estudantes, propondo um modelo
conceptual para explicar essas interacções.
O estudo adoptou uma abordagem quantitativa, utilizando inquéritos aplicados a uma
amostra de 463 estudantes de IES em Moçambique, seleccionados por amostragem por
conveniência e bola-de-neve. A recolha de dados foi feita por questionários electrônicos, e
a análise dos dados foi realizada através da modelagem de equações estruturais (PLS-SEM)
para testar as hipóteses e avaliar as relações entre variáveis latentes.
Os resultados indicam que a reputação institucional e a satisfação dos estudantes têm
um impacto significativo na fidelidade, mediando a relação entre qualidade de serviços e
fidelidade estudantil. Contudo, a qualidade de serviços, por si só, não afecta directamente a
fidelidade dos estudantes, mas actua indirectamente através da satisfação e reputação. A
conclusão geral destaca que a fidelidade estudantil depende de uma combinação de factores
relacionados à qualidade de serviços, satisfação e reputação institucional. A recomendação-
chave é que as IES devem investir em estratégias para melhorar a satisfação e a reputação,
pois são factores determinantes para fortalecer a fidelidade dos estudantes.