dc.contributor.advisor |
Castro, Rolando de |
|
dc.contributor.author |
Matine, Victor José |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-22T12:09:49Z |
|
dc.date.issued |
2024-10-01 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1201 |
|
dc.description.abstract |
A relevância do construtivismo na metodologia do treinamento desportivo tem sido
chamada de ensino integral, e se configura como um comportamento orientado para a
aprendizagem cognitivo-motora que, parte da ideia de que a cognição e acção estão
intimamente associadas. Apoiada nesta concepção, esta pesquisa tem como propósito
elaborar uma metodologia para o treinamento de futebol por meio de competição em
atletas de 14/15 anos na Associação Black Bulls; para o cumprimento dos objectivos,
foi necessário aplicar os seguintes métodos de análise-síntese, modelagem científica,
observação, entrevista e experimento, para avaliar a viabilidade dos resultados
científicos, foram utilizados os critérios do usuário e o pré-experimento. A amostra foi
composta por 20 atletas, com três frequências de trabalho em cada microciclo, este
grupo foi submetido ao pré-experimento e realizadas duas medições durante um
período de três meses, composto por 36 sessões de treino. Os resultados do pré-
experimento desenvolvido verificaram a significância da proposta entre o pré-teste e o
pós-teste nas dimensões motora, comunicativa e compreensiva da colaboração-
oposição, o que demonstrou a eficácia prática da metodologia aplicada na equipa de
futebol do clube Associação Black Bulls, a contribuição prática desta metodologia para
o treinamento do futebol foi por meio da competição |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Treinamento de futebol |
en_US |
dc.subject |
Clube Associação Black Bulls |
en_US |
dc.subject |
Competição em atletas de 14/15 anos |
en_US |
dc.subject |
Football training |
en_US |
dc.subject |
Competition for athletes aged 14/15 |
en_US |
dc.title |
Metodologia para treino de futebol através da competição em atletas de 14/15 anos de idade no Clube Associação Black BullsM, Maputo |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.embargo |
2025-04-22 |
|
dc.description.resumo |
The relevance of constructivism in the methodology of sports training has been called
integral teaching, and is configured as a behavior oriented towards cognitive-motor
learning, which is based on the idea that cognition and action are closely associated.
Supported by this conception, the research aims to develop a methodology for football
training through competition in 14/15 year olds in the Black Bulls Association; To
achieve the objectives, it was necessary to apply the following methods of analysis-
synthesis, scientific modeling, observation, interview and experiment, to evaluate the
feasibility of scientific results, user criteria and pre-experiment were used. The sample
was made up of 20 athletes, with three work frequencies in each microcycle. This group
was subjected to pre-experiment and two measurements were taken over a period of
three months, consisting of 36 training sessions. The results of the pre-experiment
developed verified the significance of the proposal between the pre-test and post-test in
the motor, communicative and comprehensive dimensions of collaboration-opposition,
which demonstrated the practical effectiveness of the methodology applied to the
Associação club football team. Black Bulls Maputo, whereby the contribution to the
practice is in the methodology for football training through competition |
en_US |