Abstract:
A relevância do construtivismo na metodologia do treinamento desportivo tem sido
chamada de ensino integral, e se configura como um comportamento orientado para a
aprendizagem cognitivo-motora que, parte da ideia de que a cognição e acção estão
intimamente associadas. Apoiada nesta concepção, esta pesquisa tem como propósito
elaborar uma metodologia para o treinamento de futebol por meio de competição em
atletas de 14/15 anos na Associação Black Bulls; para o cumprimento dos objectivos,
foi necessário aplicar os seguintes métodos de análise-síntese, modelagem científica,
observação, entrevista e experimento, para avaliar a viabilidade dos resultados
científicos, foram utilizados os critérios do usuário e o pré-experimento. A amostra foi
composta por 20 atletas, com três frequências de trabalho em cada microciclo, este
grupo foi submetido ao pré-experimento e realizadas duas medições durante um
período de três meses, composto por 36 sessões de treino. Os resultados do pré-
experimento desenvolvido verificaram a significância da proposta entre o pré-teste e o
pós-teste nas dimensões motora, comunicativa e compreensiva da colaboração-
oposição, o que demonstrou a eficácia prática da metodologia aplicada na equipa de
futebol do clube Associação Black Bulls, a contribuição prática desta metodologia para
o treinamento do futebol foi por meio da competição