dc.contributor.advisor |
Saifodine, Abuchahama |
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dc.contributor.advisor |
Domingos, Marta Artemísia Abel Mapengo |
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dc.contributor.author |
Chissano, Elídio Simão |
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dc.date.accessioned |
2025-04-22T12:09:27Z |
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dc.date.issued |
2024-09-01 |
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dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1200 |
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dc.description.abstract |
A avaliação da satisfação dos utentes nos cuidados de saúde, tem despertado
interesse entre os pesquisadores e gestores de programas de saúde, por permitir o
desenvolvimento e inovação de programas. A falta de informação de satisfação nos serviços de
Estomatologia, dificulta o planeamento de acções que respondam as necessidades actuais dos
utentes. Avaliar a satisfação dos utentes com os Serviços de Estomatologia nos
Centros de Saúde Alto Maé e Bagamoyo. Foi realizado um estudo quantitativo
transversal entre Setembro a Outubro de 2023, incluindo 266 utentes, sendo 162 no Centro de
Saúde Alto Maé e 104 no Bagamoyo, submetidos a um questionário, administrado por um
inquiridor. Avaliou-se a satisfação nas dimensões de acessibilidade, infraestrutura, interacção e
provisão dos serviços. Foi feita uma análise descritiva e bivariada. Para a análise bivariada uso-
se o Qui-quadrado. Dos 266 participantes, 66,5% eram do sexo feminino, 50%
tinham entre 18 e 29 anos de idade e 74,8%, tinham nível secundário. A satisfação geral foi de
79,3% e a dimensão de interacção registou a maior satisfação, 89,9%. A satisfação em relação à
disponibilidade dos serviços, condições do local de espera e estado de equipamento foi de
15,1%, 36,5% e 31,6%, respectivamente. Não foram encontradas associações entre a satisfação
geral e variáveis sócio-demográficas. Verificou-se associações significativas entre acessibilidade
e idade (p≤0,021); infraestrutura e escolaridade (p≤0,037); e interacção e idade (p≤0,021).
Conclusão: O nível de satisfação dos utentes com serviços de Estomatologia nos Centros de
Saúde Alto Maé e Bagamoyo é alto, mas a disponibilidade dos serviços, condições do local de
espera e estado do equipamento, registaram uma avaliação negativa. A interação dos
profissionais com utentes contribui para a elevação da satisfação |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Saúde oral |
en_US |
dc.subject |
Estomatologia |
en_US |
dc.subject |
Satisfação de utentes |
en_US |
dc.subject |
Centro de Saúde de Alto Maé |
en_US |
dc.subject |
Centro de Saúde de Bagamoyo |
en_US |
dc.subject |
Oral Health |
en_US |
dc.subject |
Stomatology |
en_US |
dc.title |
Satisfação dos utentes com os serviços de estomatologia nos Centros de Saúde de Alto Maé e Bagamoyo |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.embargo |
2025-04-22 |
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dc.description.resumo |
The assessment of user satisfaction in healthcare has aroused interest among
researchers and health program managers, as it allows the development and innovation of
programs. The lack of satisfaction information in Stomatology services makes it difficult to plan
actions that respond to users' current needs. To evaluate the Satisfaction of adult
users with the Stomatology services in the health centers of Alto Mae e Bagamoyo.
A cross-sectional quantitative study was carried out between September and
October 2023, including 266 users, 162 at the Alto Maé Health Center and 104 at Bagamoyo,
who underwent a questionnaire administered by an inquisive. Satisfaction was assessed in the
dimensions of accessibility, infrastructure, interaction and provision of services. A descriptive
and bivariate analysis was carried out. For bivariate analysis, Chi-square is used. Of the
266 participants, 66.5% were female, 50% were between 18 and 29 years old and 74.8% had
secondary education. Overall satisfaction was 79.3% and the interaction dimension recorded the
highest satisfaction, 89.9%. Satisfaction regarding the availability of services, conditions of the
waiting area and condition of equipment was 15.1%, 36.5% and 31.6%, respectively. No
associations were found between general satisfaction and socio-demographic variables.
Significant associations were found between accessibility and age (p≤0.021); infrastructure and
education (p≤0.037); and interaction and age (p≤0.021). Conclusion: The level of user
satisfaction with stomatology services at the Alto Maé and Bagamoyo Health Centers is high, but
the availability of services, conditions of the waiting area and condition of the equipment had
negative assessment. The interaction of professionals with users contributes to increased
satisfaction |
en_US |