Abstract:
A avaliação da satisfação dos utentes nos cuidados de saúde, tem despertado
interesse entre os pesquisadores e gestores de programas de saúde, por permitir o
desenvolvimento e inovação de programas. A falta de informação de satisfação nos serviços de
Estomatologia, dificulta o planeamento de acções que respondam as necessidades actuais dos
utentes. Avaliar a satisfação dos utentes com os Serviços de Estomatologia nos
Centros de Saúde Alto Maé e Bagamoyo. Foi realizado um estudo quantitativo
transversal entre Setembro a Outubro de 2023, incluindo 266 utentes, sendo 162 no Centro de
Saúde Alto Maé e 104 no Bagamoyo, submetidos a um questionário, administrado por um
inquiridor. Avaliou-se a satisfação nas dimensões de acessibilidade, infraestrutura, interacção e
provisão dos serviços. Foi feita uma análise descritiva e bivariada. Para a análise bivariada uso-
se o Qui-quadrado. Dos 266 participantes, 66,5% eram do sexo feminino, 50%
tinham entre 18 e 29 anos de idade e 74,8%, tinham nível secundário. A satisfação geral foi de
79,3% e a dimensão de interacção registou a maior satisfação, 89,9%. A satisfação em relação à
disponibilidade dos serviços, condições do local de espera e estado de equipamento foi de
15,1%, 36,5% e 31,6%, respectivamente. Não foram encontradas associações entre a satisfação
geral e variáveis sócio-demográficas. Verificou-se associações significativas entre acessibilidade
e idade (p≤0,021); infraestrutura e escolaridade (p≤0,037); e interacção e idade (p≤0,021).
Conclusão: O nível de satisfação dos utentes com serviços de Estomatologia nos Centros de
Saúde Alto Maé e Bagamoyo é alto, mas a disponibilidade dos serviços, condições do local de
espera e estado do equipamento, registaram uma avaliação negativa. A interação dos
profissionais com utentes contribui para a elevação da satisfação