Abstract:
A presente dissertação analisa a representatividade feminina nos cargos de liderança na
Universidade Eduardo Mondlane e, particularmente na Faculdade de Letras e Ciências
Sociais (UEM-FLCS). Concretamente buscou-se compreender as acções desenvolvidas ao
nível da instituição com vista a garantir o aumento da representatividade feminina no acesso
aos cargos de liderança. Com base nos pressupostos teóricos de Joan Scott (1989) sobre
Género como uma categoria útilpara a análise histórica eKimberlé Crenshaw (2002) sobre a
importância da interseccionalidade de género, o presente estudo constatou que sexo,corda
pele,raça, sexualidades, corpo e estereótiposde género influenciam na sub-representatividade
das mulheres nos cargos de liderança na UEM. Para a realização deste estudo foi usada uma
metodologia
qualitativa,
em
que
a
partir
das
entrevistas
individuais
semiestruturadasprocurou-secaptar as diferentes experiências subjectivas,ecompreender os
contornos sobre a representatividade das mulheres na UEM, e particularmente na FLCS. O
estudo concluiu que apesar da existência na UEM dum Centro de Coordenaçãopara os
Assuntos de Género, denominado CeCAGe, ainda há muito por se fazer, com vista
apromoveruma cidadania em prol da igualdade de género na Universidade Eduardo
Mondlane