dc.contributor.advisor |
Teles, Nair |
|
dc.contributor.advisor |
Muianga, Baltazar |
|
dc.contributor.author |
Nharucué, Arcanjo Tinara |
|
dc.date.accessioned |
2025-04-11T12:29:44Z |
|
dc.date.available |
2025-04-11T12:29:44Z |
|
dc.date.issued |
2024-12-01 |
|
dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1181 |
|
dc.description.abstract |
No distrito de Gurué, Província da Zambézia os ritos de iniciação, constituem um
instrumento de ensino e transmissão de valores morais e espirituais às gerações mais novas,
por meio de mecanismos de socialização. Esta Tese é um estudo de caso cujo objectivo é
analisar a construção do sujeito a partir da noção de pertencimento obtida através dos ritos de
iniciação no distrito de Gurué, Província da Zambézia na actualidade. Usamos como recurso
as perspectivas teóricas da construção social da realidade, desenvolvida por Berger e
Luckmann (2004), o imaginário social de Cornelius Castoriades (1987) e a teoria do sujeito
de Alain Touraine (2009). Estas perspectivas teóricas procuram aprofundar a concepção por
nós dada em relação ao sentimento de pertencimento obtidos através dos ritos de iniciação.
Assim, no contexto destas teorias, foram empregues os conceitos de socialização, linguagem,
instituição social, universo simbólico, sujeito, imaginário social, pertencimento e construção
do Eu. Neste estudo adoptamos por uma abordagem qualitativa devido à sua adequação e
eficácia em descompactar os aspectos culturais relacionados ao grupo social, onde,
empregamos as técnicas de pesquisa bibliográfica e as entrevistas semi-estruturadas. Os
resultados deste estudo mostram que os ritos de iniciação, revestidos de práticas simbólicas,
possuem status social de integridade (assimilação, construção e reconstrução das normas),
isto é, uma forma de construção do sujeito que garante a coesão grupal e comunitária. É
através do processo de pertencimento adquirido no processo de iniciação que os indivíduos
legitimam o seu Eu e em seus diferentes contextos de convivência comunitária, sobretudo no
meio familiar. |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Ritos de iniciação |
en_US |
dc.subject |
Construção do eu |
en_US |
dc.subject |
Processo de pertencimento |
en_US |
dc.subject |
Construction of the Self |
en_US |
dc.subject |
Initiation rites |
en_US |
dc.title |
A construção do sujeito a partir da noção de pertencimento obtida através dos ritos de iniciação: o caso do distrito de Gurué, Zambézia, Moçambique |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.resumo |
In the district of Gurué, Zambézia Province, initiation rites constitute an instrument of
teaching and transmitting moral and spiritual values to younger generations, through
socialization mechanisms. This Thesis is a case study whose objective is to analyze the
construction of the subject based on the notion of belonging obtained through initiation rites
in the district of Gurué, Zambézia Province. The Thesis questions how the construction of the
subject takes place based on the notion of belonging obtained through initiation rites in the
present day. We use as resources the theoretical perspectives of the social construction of
reality, developed by Berger and Luckmann (2004), the social imaginary of Cornelius
Castoriades (1987) and the theory of the subject of Alain Touraine (2009). These theoretical
perspectives seek to deepen the conception given by us in relation to initiation rites and the
feeling of belonging. Thus, in the context of these theories, the concepts of socialization,
language, social institution, symbolic universe, subject, social imaginary, belonging and
construction of the Self were used. In this study, we adopted a qualitative approach due to its
suitability and effectiveness in unpacking the cultural aspects related to the social group,
where we employed bibliographic research techniques and semi-structured interviews. The
results of this study show that initiation rites, covered by symbolic practices, have a social
status of integrity (assimilation, construction and reconstruction of norms), that is, a form of
construction of the subject that guarantees group and community social cohesion. It is
through the process of belonging acquired in the initiation process that individuals can
legitimize their Self in their different contexts of community coexistence, especially within
the family. |
en_US |