DSpace Repository

A construção do sujeito a partir da noção de pertencimento obtida através dos ritos de iniciação: o caso do distrito de Gurué, Zambézia, Moçambique

Show simple item record

dc.contributor.advisor Teles, Nair
dc.contributor.advisor Muianga, Baltazar
dc.contributor.author Nharucué, Arcanjo Tinara
dc.date.accessioned 2025-04-11T12:29:44Z
dc.date.available 2025-04-11T12:29:44Z
dc.date.issued 2024-12-01
dc.identifier.uri http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1181
dc.description.abstract No distrito de Gurué, Província da Zambézia os ritos de iniciação, constituem um instrumento de ensino e transmissão de valores morais e espirituais às gerações mais novas, por meio de mecanismos de socialização. Esta Tese é um estudo de caso cujo objectivo é analisar a construção do sujeito a partir da noção de pertencimento obtida através dos ritos de iniciação no distrito de Gurué, Província da Zambézia na actualidade. Usamos como recurso as perspectivas teóricas da construção social da realidade, desenvolvida por Berger e Luckmann (2004), o imaginário social de Cornelius Castoriades (1987) e a teoria do sujeito de Alain Touraine (2009). Estas perspectivas teóricas procuram aprofundar a concepção por nós dada em relação ao sentimento de pertencimento obtidos através dos ritos de iniciação. Assim, no contexto destas teorias, foram empregues os conceitos de socialização, linguagem, instituição social, universo simbólico, sujeito, imaginário social, pertencimento e construção do Eu. Neste estudo adoptamos por uma abordagem qualitativa devido à sua adequação e eficácia em descompactar os aspectos culturais relacionados ao grupo social, onde, empregamos as técnicas de pesquisa bibliográfica e as entrevistas semi-estruturadas. Os resultados deste estudo mostram que os ritos de iniciação, revestidos de práticas simbólicas, possuem status social de integridade (assimilação, construção e reconstrução das normas), isto é, uma forma de construção do sujeito que garante a coesão grupal e comunitária. É através do processo de pertencimento adquirido no processo de iniciação que os indivíduos legitimam o seu Eu e em seus diferentes contextos de convivência comunitária, sobretudo no meio familiar. en_US
dc.language.iso por en_US
dc.publisher Universidade Eduardo Mondlane en_US
dc.rights openAcess en_US
dc.subject Ritos de iniciação en_US
dc.subject Construção do eu en_US
dc.subject Processo de pertencimento en_US
dc.subject Construction of the Self en_US
dc.subject Initiation rites en_US
dc.title A construção do sujeito a partir da noção de pertencimento obtida através dos ritos de iniciação: o caso do distrito de Gurué, Zambézia, Moçambique en_US
dc.type thesis en_US
dc.description.resumo In the district of Gurué, Zambézia Province, initiation rites constitute an instrument of teaching and transmitting moral and spiritual values to younger generations, through socialization mechanisms. This Thesis is a case study whose objective is to analyze the construction of the subject based on the notion of belonging obtained through initiation rites in the district of Gurué, Zambézia Province. The Thesis questions how the construction of the subject takes place based on the notion of belonging obtained through initiation rites in the present day. We use as resources the theoretical perspectives of the social construction of reality, developed by Berger and Luckmann (2004), the social imaginary of Cornelius Castoriades (1987) and the theory of the subject of Alain Touraine (2009). These theoretical perspectives seek to deepen the conception given by us in relation to initiation rites and the feeling of belonging. Thus, in the context of these theories, the concepts of socialization, language, social institution, symbolic universe, subject, social imaginary, belonging and construction of the Self were used. In this study, we adopted a qualitative approach due to its suitability and effectiveness in unpacking the cultural aspects related to the social group, where we employed bibliographic research techniques and semi-structured interviews. The results of this study show that initiation rites, covered by symbolic practices, have a social status of integrity (assimilation, construction and reconstruction of norms), that is, a form of construction of the subject that guarantees group and community social cohesion. It is through the process of belonging acquired in the initiation process that individuals can legitimize their Self in their different contexts of community coexistence, especially within the family. en_US


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account