Abstract:
No distrito de Gurué, Província da Zambézia os ritos de iniciação, constituem um
instrumento de ensino e transmissão de valores morais e espirituais às gerações mais novas,
por meio de mecanismos de socialização. Esta Tese é um estudo de caso cujo objectivo é
analisar a construção do sujeito a partir da noção de pertencimento obtida através dos ritos de
iniciação no distrito de Gurué, Província da Zambézia na actualidade. Usamos como recurso
as perspectivas teóricas da construção social da realidade, desenvolvida por Berger e
Luckmann (2004), o imaginário social de Cornelius Castoriades (1987) e a teoria do sujeito
de Alain Touraine (2009). Estas perspectivas teóricas procuram aprofundar a concepção por
nós dada em relação ao sentimento de pertencimento obtidos através dos ritos de iniciação.
Assim, no contexto destas teorias, foram empregues os conceitos de socialização, linguagem,
instituição social, universo simbólico, sujeito, imaginário social, pertencimento e construção
do Eu. Neste estudo adoptamos por uma abordagem qualitativa devido à sua adequação e
eficácia em descompactar os aspectos culturais relacionados ao grupo social, onde,
empregamos as técnicas de pesquisa bibliográfica e as entrevistas semi-estruturadas. Os
resultados deste estudo mostram que os ritos de iniciação, revestidos de práticas simbólicas,
possuem status social de integridade (assimilação, construção e reconstrução das normas),
isto é, uma forma de construção do sujeito que garante a coesão grupal e comunitária. É
através do processo de pertencimento adquirido no processo de iniciação que os indivíduos
legitimam o seu Eu e em seus diferentes contextos de convivência comunitária, sobretudo no
meio familiar.