dc.contributor.advisor |
Nhaombe, Henrique Ernesto |
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dc.contributor.author |
Nhacudime, Péricles Francisco |
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dc.date.accessioned |
2025-04-10T13:10:35Z |
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dc.date.available |
2025-04-10T13:10:35Z |
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dc.date.issued |
2024-10 |
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dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1178 |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho foi realizado com objectivo de analisar as representações discursivas dos
tabus de decência em canções da língua chope à luz da teoria social do discurso. Entretanto, tal
análise não foi efectuada apenas à luz desta teoria, visto que foi estabelecido um diálogo entre
ela e teorias da linguística cognitiva, teorias de cortesia linguística e preceitos atinentes à
construção ideológica de género. Para consecução do nosso objectivo, analisámos as
representações discursivas de tais tabus em 27 canções. Esta amostra foi seleccionada de um
corpus gerado não só através da pesquisa documental, realizada no Arquivo do Património
Cultural (ARPAC), na Rádio Moçambique, na Rádio Comunitária de Quissico e na residência de
Venâncio Mbande em Guilundo, como também da observação de cantores, efectuada nas
províncias de Inhambane e Maputo. Ao fim deste estudo, constatámos que a maior parte das
representações discursivas contribui, através do modus operandi de dissimulação, para a
manutenção ou reprodução de identidades e relações patriarcais de género; enquanto a menor
parte [kulondolana ‘aproveitar um ao outro’ (C.4'), kuotela ‘dormir’ (C. 6') e cindongana
‘plantinha’ (C.7')] contribui para a transformação de tais identidades e relações. Assim, a menor
fracção desafia e combate a ideologia de género hegemonicamente naturalizada na cultura chope,
visto que ela contribui para o reconhecimento do homem e da mulher como igualmente
importantes na procriação de novas gerações. Em suma, todas as representações discursivas dos
tabus de decência são práticas, “não apenas de representaçãoˮ dos aparelhos reprodutores
masculino e feminino, do coito, do adultério, da prostituição, do ciclo menstrual e do esperma,
mas da sua significação, ‟constituindo” e construindo-os “em significado” (FAIRCLOUGH,
1992:64). |
en_US |
dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
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dc.rights |
openAcess |
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dc.subject |
Representação discursiva |
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dc.subject |
Metáfora |
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dc.subject |
Relação patriarcal de género |
en_US |
dc.subject |
Discursive representation |
en_US |
dc.subject |
Metaphor |
en_US |
dc.subject |
Patriarchal gender relation |
en_US |
dc.title |
Representações discursivas dos tabus de decência em canções da Língua Chope |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.resumo |
The present work was carried out with the objective of analysing the discursive representations
of taboos of decency in songs of the Chopi language in the light of the social theory of discourse.
However, such analysis was not carried out only in the light of this theory, since a dialogue was
established between it and theories of cognitive linguistics, linguistic politeness and precepts
related to the ideological construction of gender. In order to achieve our objective, we analysed
the discursive representations of such taboos in 27 songs. This sample was selected from a
corpus generated not only through documentary research, carried out at Arquivo do Património
Cultural (ARPAC), at Rádio Moçambique, at Rádio Comunitária de Quissico and at the
residence of Venâncio Mbande, in Guilundo, but also the observation of singers, carried out in
the provinces of Inhambane and Maputo. At the end of this study, we found out that most of the
discursive representations, through the modus operandi of dissimulation, contribute for the
maintenance or reproduction of traditional gender identities and relations, whereas the least part,
[namely, kulondolana ‘enjoy each other’ (C.4'), kuotela ‘sleep’ (C.5') and cindongana ʽsmall
plantʼ (C.6')], contribute for the transformation of such identities and relations. Thus, the least
fraction challenges and combats the hegemonically cristalized gender ideology in the Chopi
culture, as it contributes for the recognition of men and women as equally important in the
procreation of new generations. Therefore, all the discursive representations of the taboos of
decency are practices, “not just of representing” the male and female reproductive organs,
coitus, adultery, prostitution, menstrual cycle and sperm, “but of signifying” them “constituting
and constructing” them “in meaning” (FAIRCLOUGH, 1992:64). |
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