dc.contributor.advisor |
Afonso, Sílvia |
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dc.contributor.author |
Langa, Dinis Valério Teodósio |
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dc.date.accessioned |
2025-03-07T11:53:37Z |
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dc.date.issued |
2024-07-01 |
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dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.uem.mz/handle258/1177 |
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dc.description.abstract |
O uso de plataformas digitais é incontornável na actualidade principalmente para instituições
públicas de ensino, uma vez que estas possibilitam uma maior difusão, acesso, partilha do
conhecimento e contribuem sobremaneira para o desenvolvimento de sociedades informadas e
melhor preparadas para enfrentar os desafios actuais. O presente estudo cujo objectivo geral visa
analisar a digitalização como estratégia para a inclusão digital da Universidade Eduardo Mondlane
na Sociedade de Informação, perpassa especificamente a discussão da relação entre a
transformação digital universitária e a sociedade da informação, caraceteriza a comunidade
universitária da UEM e o estágio do seu processo de digitalização, descreve os canais de
comunicação institucional usados pela comunidade universitária da UEM e as vantagens da
transformação digital universitária para a comunidade universitária e identifica as estratégias de
integração universitária na Sociedade de Informação. O estudo adoptou a pergunta de partida
“Como a transformação digital pode ser utilizada como estratégia para a inclusão digital da UEM
na sociedade da informação?”, e para respondê-la foi realizada uma pesquisa Qualitativa suportada
pelos procedimentos Histórico e o Estudo de caso. Através destes foi possível entender o objecto
de estudo ao longo do tempo, e com recurso às técnicas Bibliográfica, História de vida e pela
entrevista foi possível concluir que, a Transformação Digital Universitária é uma realidade na
UEM, e os decisores têm consciência da sua relevância, pelo que, as estratégias de TD adoptadas
contribuem sobremaneira para a presença e afirmação da relevância cientifica e social da
instituição. Todavia, as estratégias para a materialização da TD são implementadas de forma
dispersa o que demanda medidas arrojadas visando a mudança da cultura organizacional
relativamente ao uso adequado das TIC, a definição de um orçamento específico para viabilizar as
estratégias tendentes a uma efetiva TD, o incremento de acções de capacitação e alfabetização
digital, bem como, no acesso a conectividade e infra-estrutura tecnológica que permitam uma
efectiva presença na sociedade de informação |
en_US |
dc.language.iso |
por |
en_US |
dc.publisher |
Universidade Eduardo Mondlane |
en_US |
dc.rights |
openAcess |
en_US |
dc.subject |
Inclusão digital |
en_US |
dc.subject |
Sociedade de informação |
en_US |
dc.subject |
Tecnologia de informação e comunicação |
en_US |
dc.subject |
Transformação digital universitária |
en_US |
dc.subject |
Digital inclusion |
en_US |
dc.subject |
Information society |
en_US |
dc.subject |
Information and communication technology |
en_US |
dc.subject |
University digital transformation |
en_US |
dc.title |
A inclusão digital da UEM, na sociedade de informação em Moçambique |
en_US |
dc.type |
thesis |
en_US |
dc.description.embargo |
2025-03-07 |
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dc.description.resumo |
The use of digital platforms is essential today, especially for public educational institutions, as
they enable greater dissemination, access and sharing of knowledge and greatly contribute to the
development of informed societies that are better prepared to face current challenges. The present
study, whose general objective aims to analyze digitalization as a strategy for the digital inclusion
of Eduardo Mondlane University in the Information Society, specifically covers the discussion of
the relationship between university digital transformation and the information society,
characterizes the university community of UEM and the stage of its digitalization process,
describes the institutional communication channels used by the UEM university community and
the advantages of university digital transformation for the university community and identifies
university integration strategies in the Information Society. The study adopted the starting question
“How can digital transformation be used as a strategy for the digital inclusion of UEM in the
information society?”, and to answer it, a Qualitative research was carried out supported by the
Historical and Case Study procedures. Through these it was possible to understand the object of
study over time, and using Bibliographic, Life History and interview techniques it was possible to
conclude that University Digital Transformation is a reality at UEM, and decision makers are
aware of its relevance, therefore, the DT strategies adopted greatly contribute to the presence and
affirmation of the scientific and social relevance of the institution. However, the strategies for the
materialization of TD are implemented in a dispersed manner, which demands bold measures
aimed at changing the organizational culture regarding the appropriate use of ICT, the definition
of a specific budget to enable strategies aimed at effective TD, the increase training and digital
literacy actions, as well as access to connectivity and technological infrastructure that allow for an
effective presence in the information society |
en_US |