Abstract:
O uso de plataformas digitais é incontornável na actualidade principalmente para instituições
públicas de ensino, uma vez que estas possibilitam uma maior difusão, acesso, partilha do
conhecimento e contribuem sobremaneira para o desenvolvimento de sociedades informadas e
melhor preparadas para enfrentar os desafios actuais. O presente estudo cujo objectivo geral visa
analisar a digitalização como estratégia para a inclusão digital da Universidade Eduardo Mondlane
na Sociedade de Informação, perpassa especificamente a discussão da relação entre a
transformação digital universitária e a sociedade da informação, caraceteriza a comunidade
universitária da UEM e o estágio do seu processo de digitalização, descreve os canais de
comunicação institucional usados pela comunidade universitária da UEM e as vantagens da
transformação digital universitária para a comunidade universitária e identifica as estratégias de
integração universitária na Sociedade de Informação. O estudo adoptou a pergunta de partida
“Como a transformação digital pode ser utilizada como estratégia para a inclusão digital da UEM
na sociedade da informação?”, e para respondê-la foi realizada uma pesquisa Qualitativa suportada
pelos procedimentos Histórico e o Estudo de caso. Através destes foi possível entender o objecto
de estudo ao longo do tempo, e com recurso às técnicas Bibliográfica, História de vida e pela
entrevista foi possível concluir que, a Transformação Digital Universitária é uma realidade na
UEM, e os decisores têm consciência da sua relevância, pelo que, as estratégias de TD adoptadas
contribuem sobremaneira para a presença e afirmação da relevância cientifica e social da
instituição. Todavia, as estratégias para a materialização da TD são implementadas de forma
dispersa o que demanda medidas arrojadas visando a mudança da cultura organizacional
relativamente ao uso adequado das TIC, a definição de um orçamento específico para viabilizar as
estratégias tendentes a uma efetiva TD, o incremento de acções de capacitação e alfabetização
digital, bem como, no acesso a conectividade e infra-estrutura tecnológica que permitam uma
efectiva presença na sociedade de informação